PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DANIELLE FERNANDES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE FERNANDES RODRIGUES
DATA: 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: CONSUMO IMPULSIVO E JOVENS CONSUMIDORES: compras via aparelhos celulares
PALAVRAS-CHAVES: Consumo Impulsivo; Dispositivos Móveis; Jovens Consumidores.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A utilização de dispositivos móveis, com destaque para aparelhos celulares que possuem características de acessibilidade e mobilidade, por exemplo, proporcionaram mudanças significativas no consumo do tipo impulsivo em jovens consumidores que realizam compras on-line. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar como o consumo impulsivo pode ser influenciado pelo uso de aparelhos celulares por jovens consumidores. Foram tomadas como base, principalmente, as teorias clássicas de Stern (1962) e Wood (1998) acerca da definição e tipologias das compras impulsivas. O procedimento utilizado foi de caráter qualitativo via realização de entrevistas individuais on-line com 18 jovens com idade entre 18 e 25 anos. Na análise e interpretação dos dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo, seguindo orientações de Bardin (2011). Por meio de categorização teórica, esta pesquisa buscou interpretar os dados de 3 categorias: formas de uso, tipo de consumidor e elementos impulsionadores. Os resultados apontaram que quanto mais tempo utilizam aparelhos celulares, mais propensos estes consumidores estão a efetuarem compras planejadas ou por impulso. Os jovens atribuíram suas impulsividades nas compras, muitas vezes devido as empresas publicarem novidades, promoções e descontos nas redes sociais, com destaque para o Instagram. Como conclusão, os jovens consideram sugestões de amigos e influenciadores digitais, facilidade de pagamento e postagens constantes das lojas on-line como elementos geradores de impulsividade. Como contribuição, demonstra que o acesso via celular a um volume de informações e promoções aumentam a impulsividade nas compras e enaltece a importância de estudos dessa temática no campo do Marketing e sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Presidente - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA