PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: DAYANE RENALY LOPES DE OLIVEIRA

DISCENTE: DAYANE RENALY LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: “O FUTURO PRESENTE”: INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA QUALIDADE DE VIDA DO CONSUMIDOR
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência Artificial, marketing, mobile, bem-estar.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A Inteligência Artificial, que se encontra cada vez mais presente na atualidade, tem sido muito utilizada em diversas áreas e segmentos, podendo auxiliar a sociedade e as organizações em inúmeros aspectos. Profissionais de marketing têm utilizado a IA como forma de aplicar estratégias e melhorar o contato com o consumidor, principalmente através de dispositivos móveis. No entanto, faz-se relevante entender se essas estratégias são de fato eficazes e até que ponto conseguem influenciar positiva ou negativamente na qualidade de vida do mesmo. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho traz como questionamento geral: “Qual a influência da Inteligência Artificial na qualidade de vida do consumidor advinda do consumo via mobile?” Para responder ao questionamento proposto, o estudo classifica-se como qualitativo e a técnica de coleta de dados será através de entrevistas. Para a descrição dos dados optou-se pela análise de conteúdo. A partir dos resultados alcançados, foi possível identificar que há ainda uma grande parcela de indivíduos que não tem conhecimento sobre as técnicas de IA e que as estratégias mercadológicas a partir desse uso, via dispositivos móveis, têm apresentado sentimentos de incômodo, invasão, bombardeio perante os consumidores. Com isso, conclui-se que estratégias de IA via dispositivos móveis tem trazido consequências mais negativas do que positivas no bem-estar do consumidor e que faz-se necessária uma visão mais abrangente por parte das organizações com o intuito de entender a percepção do indivíduo sobre essas estratégias, bem como buscar desenvolver práticas mais eficazes e que levem em consideração a ética e a responsabilidade social em suas estratégias mercadológicas. Destarte, o estudo apresenta relevantes contribuições para a sociedade e organizações, tendo em vista o conhecimento despertado na sociedade acerca da IA e os resultados que servem como base para que as empresas desenvolvam estratégias melhores e mais eficientes.
Externo à Instituição - CAISSA VELOSO E SOUSA
Presidente - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA