PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: CLÉSSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO

DISCENTE: CLÉSSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA MULTIDIMENSIONAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente de aprendizagem. Escala multidimensional. Ensino Superior. Cursos de Administração.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo objetiva propor uma escala de mensuração multidimensional para analisar a dinâmica do ambiente de aprendizagem dos cursos de administração no Brasil. Para a consecução deste propósito, foi necessário definir os construtos do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional de estudantes de graduação em Administração de IES públicas do Brasil; desenvolver uma escala multidimensional de ambiente de aprendizagem; e identificar as relações entre as dimensões do ambiente para ratificar a sua multidimensionalidade. O embasamento teórico compreendeu três partes: a primeira abordou o significado de ambiente de aprendizagem, seus conceitos e perspectivas teóricas; a segunda apresentou as dimensões do ambiente de aprendizagem (física, psicológica, social, tecnológica e pedagógica) a partir de uma perspectiva multidimensional. A terceira parte envolveu a realização de uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de mapear os trabalhos publicados sobre o tema Ambiente de Aprendizagem e identificar os principais instrumentos de mensuração validados na literatura. O percurso metodológico seguiu uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando o método survey. A pesquisa foi realizada com docentes de Cursos de Graduação em Administração das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. O questionário foi disponibilizado aos docentes por meio da plataforma Survey Monkey e a amostra final da pesquisa foi de 571 participantes. Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 22.0, que subsidiou a realização da análise de correlação, de confiabilidade e a análise fatorial exploratória, obtendo-se uma estrutura de mensuração válida e confiável, denominada Escala Multidimensional de Ambiente de Aprendizagem (EMAA) com cinco construtos: ambiente físico de aprendizagem, ambiente tecnológico de aprendizagem, ambiente socioemocional de aprendizagem, planejamento do ensino-aprendizagem e aprendizagem orientada ao estudante. Também foi realizada uma análise do ambiente de aprendizagem por associação de cluster e do teste de Mann-Whitney com variáveis que caracterizam o perfil dos docentes e o contexto de sua atuação profissional. Uma das implicações práticas do estudo envolve a utilização da EMMA na análise de ambientes de aprendizagem nos cursos de administração para ampliar a compreensão da cultura de ensino e aprendizagem na educação superior no Brasil, e auxiliar professores, coordenadores de curso e outros gestores na elaboração de estratégias para potencializar o planejamento e a ação docente, como também o processo de formação dos alunos.
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 2697113 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA