PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDERSON ROMÁRIO TORRES CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON ROMÁRIO TORRES CARVALHO
DATA: 31/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual (os interessados deverão solicitar o link ao professor orientador)
TÍTULO: RELAÇÕES ENTRE VAIDADE, COMPARAÇÃO SOCIAL E CONSPICUIDADE: UMA ANÁLISE DA PREDISPOSIÇÃO AO CONSUMO DE VIAGENS DE TURISMO
PALAVRAS-CHAVES: Comparação Social; Vaidade; Consumo Conspícuo; Consumo de Viagens de Turismo.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo teve o objetivo de analisar a influência da vaidade e comparação social, levando em conta a inveja e o uso das redes sociais, sobre o consumo conspícuo de turismo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentando as relações teóricas e resultando na elaboração de 4 hipóteses a serem testadas no modelo proposto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada por meio de um levantamento survey, que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens das escalas validadas dos construtos, que passaram por uma adaptação para o contexto do estudo. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise exploratória descritiva inicial, seguida de uma análise fatorial exploratória (AFE), técnicas de análise multivariadas, processadas no software SPSS, e modelagem de equações estruturais (MEE) utilizando-se do software AMOS, no intuito de verificar as hipóteses do estudo. Como principais resultados tem-se que existe uma relação positiva entre a comparação social e a vaidade dos consumidores de viagens de turismo, a comparação social e a vaidade são preditoras do consumo conspícuo de viagens, sendo a vaidade o aspecto que possui maior influencia, principalmente quando relacionada à inveja e as comparações sociais on-line, e o consumo conspícuo desses consumidores influencia positivamente a predisposição ao consumo de viagens de turismo. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão do comportamento de consumo dos consumidores de viagens de turismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE
Interno - 1551258 - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Externo ao Programa - 1967671 - STEPHANIE INGRID SOUZA BARBOZA