PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: CLEVERSON VASCONCELOS DA NOBREGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEVERSON VASCONCELOS DA NOBREGA
DATA: 15/02/2017
LOCAL: Sala 7 do bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM DOCENTES E EX-DOCENTES DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Processo de aposentadoria. Representações sociais. Professores universitários.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta tese tem como objetivo principal compreender como se configuram as representacoes sociais da aposentadoria entre os docentes e ex-docentes do campus I da Universidade Federal da Paraiba que atravessam o periodo de transicao para a aposentadoria, compreendido entre o periodo de abono pecuniario e a pos-aposentadoria. Para isso, adotou-se como aporte teorico-conceitual a Teoria das Representacoes Sociais (TRS), concebida pelo psicologo social Serge Moscovici em 1961, que defende uma articulacao entre o psicologico e o social a partir da inseparabilidade entre o sujeito, objeto e sociedade. Atualmente, no Brasil, esta realidade e marcada por uma transicao demografica de sua populacao, cuja situacao traz consigo uma des-institucionalizacao do curso de vida, com mudancas na estrutura das familias, (re)significacao da velhice, alteracoes no mercado de trabalho, com o adiamento da saida dos individuos desse mercado e, de maneira geral, uma ruptura na forma tradicional de aposentadoria, com a possibilidade de retorno ao trabalho. Neste contexto, a apreensao do processo de aposentadoria dos docentes e ex-docentes universitarios requer uma visao multidimensional do fenomeno, a partir da observacao de aspectos individuais (micro), familiares e organizacionais (meso) e tambem sociais, culturais, politicos e economicos (macro), em detrimento de uma visao meramente pontual. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratorio e descritivo, de natureza qualitativa, que se desenvolveu em duas etapas: inicialmente com uma pesquisa documental e, posteriormente, com uma pesquisa de campo. A primeira fez uso de 41 materias oriundas de dois jornais (Jornal do Commercio e Correio da Paraiba), entre 2011 e 2015, acessados eletronicamente, com o intuito de descobrir as ancoragens associadas aos aposentados e, assim, subsidiar o segundo estudo. A partir do roteiro semiestruturado, foram realizadas 16 entrevistas narrativas, contemplando oito docentes em abono pecuniario e oito docentes aposentados. Em ambas etapas, os dados foram tratados mediante o auxilio do software Atlas.ti e analisados a luz da analise de narrativas e da TRS. Os resultados obtidos na pesquisa documental revelaram que a midia pouco tem explorado o tema, priorizando os aspectos contidos no nivel micro – em especial as condicoes financeiras do individuo – e no nivel macro – aspectos politicos, economicos e legais – em detrimento dos demais niveis e aspectos que poderiam ser informados, a exemplo do idadismo e das questoes familiares. Com relacao as representacoes sociais relacionadas a aposentadoria nas narrativas dos sujeitos, algumas podem ser destacadas: a) abono pecuniario – embora este beneficio seja um motivador para retardar o pedido de aposentadoria, nao e o mais relevante, haja vista a possibilidade de continuidade de trabalho fora da academia; b) atividades domesticas – as docentes, em geral, conseguem enfrentar com maior naturalidade do que os docentes a chegada da aposentadoria porque comumente acumulam responsabilidades domesticas; c) idade – e possivel perceber algum preconceito ou distanciamento entre pares na instituicao, provocado pela idade mais avancada de alguns sugerindo falta de atualizacao de conhecimento, possivelmente decorrente do cansaco fisico e ou mental; d) tal distanciamento tambem pode ser alimentado pela falta de reconhecimento dos mais jovens em relacao aos mais velhos, aspecto inclusive citado na pesquisa pelos dois grupos entrevistados, incomodando os aposentados que sentem ainda poder contribuir com a instituicao.
Presidente - 1666712 - DIOGO HENRIQUE HELAL
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA