PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: RODRIGO LEITE FARIAS DE ARAUJO

DISCENTE: RODRIGO LEITE FARIAS DE ARAUJO
DATA: 25/02/2016
LOCAL: Sala 5 PPGA
TÍTULO: ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO E PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS NO MERCADO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO DE TRÊS FATORES
PALAVRAS-CHAVES: Índice de Assimetria de Informação; Risco de Informação; Modelo de Três Fatores
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração Financeira
RESUMO: Pesquisas como as de Carhart (1997) e Liu (2006) para o mercado americano, e Santos, Famá e Mussa (2012) e Machado e Medeiros (2011), para o contexto brasileiro, buscaram aumentar a capacidade preditiva dos modelos de precificação de ativos. Aslan et al. (2011), por sua vez observou que a precificação de ativos pode ser afetada pelo risco de informação, gerando, dessa forma, um prêmio pela existência da assimetria de informação no mercado. No entanto, dada a dificuldade de mensuração da assimetria de informação, esta pesquisa se propôs a desenvolver um Índice de Assimetria Informacional (IAI), através da Análise de Componentes Principais (ACP), a partir das seguintes proxies: bid-ask spread, iliquidez, índice preço/lucro e volatilidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a relação da assimetria de informação com a precificação de ativos no mercado brasileiro de capitais. Para isso, utilizou-se, em média, 240 ações listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), no período de junho de 2000 a junho de 2015. Após a formação do Índice de Assimetria de Informação (IAI), foram utilizadas as mesmas características e uma metodologia similar à de Fama e French (1993) para a formação das carteiras, isto é, tamanho (valor de mercado) e índice book-to-market, além da medida adicional de assimetria de informação (IAI), formando, assim, 27 carteiras. Destarte, foram empregadas regressões múltiplas em séries de tempo, em que foram estimados os betas e os prêmios de risco dos fatores. Para cada carteira criada foi estimado, em um primeiro momento, o modelo de Três Fatores de Fama e French (1993), e, em um segundo momento, foi estimado um parâmetro para a assimetria de informação, representada pelo IAI que foi adicionado ao modelo junto aos demais fatores. Os resultados mostraram que, ao comparar os modelos de precificação de ativos, ao incluir a assimetria de informação no modelo de três fatores, ela melhora não só o poder explicativo do modelo, como também provoca alterações nos valores dos coeficientes dos fatores de risco. O fator assimetria de informação, representando pelo IAI, apresentou um prêmio de 0,465% para o mercado brasileiro, entretanto, não houve significância estatística. Diante das evidências, a Hipótese 1 desta pesquisa, de que a assimetria de informação, representada pelo Índice de Assimetria de Informação (IAI) e que seria um fator de risco para explicar parte das variações dos retornos das ações no mercado brasileiro de capitais, não pode ser confirmada, pois não existe evidencias suficientes para essa inferência. Entretanto, a Hipótese 2, de que a inclusão do fator assimetria de informação (IAI) no modelo de Três Fatores de Fama e French aumentaria a sua capacidade preditiva, não pode ser rejeitada. Dado os resultados evidenciados, pode-se constatar que a assimetria é um fator relevante na precificação de um ativo, para o contexto brasileiro, e os agentes de mercado devem considerá-la, quando forem tomar decisões.
Presidente - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS
Interno - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO