PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Banca de DEFESA: HELLTONN WINICIUS PATRICIO MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLTONN WINICIUS PATRICIO MACIEL
DATA: 20/02/2017
LOCAL: Observatório de Pesquisa e Prática em Administração - OPPA
TÍTULO: O EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO EM ORGANIZAÇÕES DO INTERIOR DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo. Empreendedorismo social. Empreendedorismo solidário. Empreendedorismo rural. Cidadania.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar o Empreendedorismo Social no Contexto Rural em organizacoes do interior da Paraiba. Para alcancar este proposito, foram estabelecidos os seguintes objetivos especificos: i) caracterizar o empreendedorismo social no contexto rural; ii) identificar fatores determinantes na configuracao do empreendedorismo social no contexto rural; iii) identificar vinculos entre o empreendedorismo social e os tracos do empreendedorismo solidario no contexto rural; e iv) delimitar os elementos que caracterizam o empreendedorismo solidario no contexto rural. Para tanto, foi realizada uma revisao da literatura acerca de uma analise critica do empreendedorismo economico; da questao da cidadania em uma perspectiva historico-conceitual; do empreendedorismo social (ES) enquanto conceito e desdobramentos, bem como a partir de estudos bibliometricos; de possiveis vinculos do ES com a cidadania; e, por fim, do empreendedorismo solidario e possiveis articulacoes com o ES, visto que seus aspectos peculiares estao mais proximos do contexto empirico estudado. O processo de analise orientou-se pelo paradigma interpretativo e adotou uma abordagem qualitativa, uma vez que a discussao da tematica foi construida a partir da analise de narrativas realizadas com presidentes e participantes de organizacoes oriundas ou pertencentes ao contexto rural. Emergiram categorias que complementam a analise do empreendedorismo social no meio investigado, classificadas neste trabalho como mediadores de tensao: o papel do lider da associacao, o espaco comunitario, a sucessao familiar e o papel dos agentes publicos. As principais contribuicoes deste estudo foram: a) a elaboracao de um continuum do empreendedorismo social, o qual apresenta de forma integrada diversos desdobramentos do fenomeno e situa aquele que foi evidenciado a partir dos estudos empiricos desenvolvidos; b) a constatacao de que o empreendedorismo solidario no contexto rural (ESR) e um fenomeno que dialoga com outras variacoes do fenomeno central estudado, de forma que podemos entende-lo como uma combinacao de perspectivas a respeito do tema, acrescentando como fatores de distincao teorica a influencia dos mediadores de tensao que exercem papel de grande relevancia para o (nao) desenvolvimento do ESR; c) a elaboracao de uma estrutura de referencia para melhor compreensao do fenomeno estudado, o qual apresenta os vinculos do fenomeno com elementos de outras perspectivas de empreendedorismo social. Percebe-se o ineditismo teorico tambem na forma como o fenomeno e apresentado, a qual nao foi vislumbrada na literatura sobre o tema, contribuicao que pode levar ao desenvolvimento de novas estruturas de referencia.
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Presidente - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA