PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: AYMMEE SILVEIRA SANTOS

DISCENTE: AYMMEE SILVEIRA SANTOS
DATA: 17/03/2017
LOCAL: CCHLA 515
TÍTULO: A gramaticalização dos itens “tipo” e “feito”em função de conector comparativo
PALAVRAS-CHAVES: gramaticalização; conector comparativo; tipo; feito
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Os estudos sobre mudanca linguistica possibilitaram a compreensao de que atraves da teoria da gramaticalizacao a mudanca de itens linguisticos tende a se desenvolver de estagios mais concretos para mais abstratos. Pesquisas realizadas, como as desenvolvidas por Doria e Alves (2014) e Thompson (2013), demonstraram que os itens linguisticos tipo e feito passaram por um processo de gramaticalizacao e vem sendo produtivos em contextos orais informais, exercendo funcao, por exemplo, de termo comparativo, ou seja, flutuando da condicao de nome para a de conectivo. No entanto, e necessario saber se seus usos ocorrem tambem em contextos menos informais, em que os falantes buscam monitorar sua fala. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo descrever o comportamento dos itens linguisticos tipo e feito em contexto oral relativamente monitorado, enfatizando o seu funcionamento como conector comparativo, atraves da observacao da frequencia e do processo de gramaticalizacao desses itens. Para isso, serao utilizadas entrevistas disponibilizadas pelo Projeto Variacao Linguistica – VALPB (1993), englobando informantes com nivel de escolaridade variando entre ensino fundamental I e ensino superior, como tambem, relatos de experiencia pessoal e descricoes de local, disponibilizados pelo corpus Discurso & Gramatica – D&G (1990), englobando os mesmos niveis de escolaridade. O trabalho se fundamenta em aportes da linguistica funcional, dialogando com autores como Givon (1979), Martelotta (2011) e Hopper (1991), entre outros. Os resultados demonstram que, mesmo em contextos relativamente monitorados, como em entrevistas, os falantes estao utilizando os itens tipo e feito como ativadores de comparacao, embora com menor frequencia quando cotejados com usos de termos comparativos reconhecidos pela gramatica tradicional.
Presidente - 1149458 - CAMILO ROSA DA SILVA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ