PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RINGSON GRAY MONTEIRO DE TOLEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RINGSON GRAY MONTEIRO DE TOLEDO
DATA: 31/05/2019
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PERTINÊNCIAS DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA.
PALAVRAS-CHAVES: Plano Estadual de Educação, Formação Docente e Direitos Humanos.
RESUMO: O presente estudo analisou o Plano Estadual de Educação, a Formação Docente e as pertinências dos direitos humanos na escola. Para tanto, buscamos, auxiliados por uma pesquisa documental e bibliográfica, com autores como Zenaide, Bobbio, Saviani, Flávio Guimarães, Rodrigues, Trindade, Freire, Jerry, Frigotto, dentre outros, que tratam do tema, além de documentos institucionais que norteiam, como o Plano Nacional de Educação, lei 13.005/2014, e o Plano Estadual de Educação, Lei 10.488/2015, como a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A minha presença como professor do ensino médio na disciplina de Filosofia, na rede estadual de ensino, me inquietou na busca por referências a um processo formativo para os docentes em direitos humanos, vez que eram recorrentes, na escola onde lecionava, as práticas e violações constantes a esses direitos. A pesquisa, de caráter qualitativo mantém-se no campo teórico, bibliográfico e documental e tem como objetivo analisar o Plano Estadual de Educação, a formação docente e as pertinências dos direitos humanos na escola, para tanto, utilizamos, como método, o Materialismo Histórico Dialético, auxiliado, também por documentos institucionais internacionais e nacionais que tratam dos direitos humanos. Estamos em fase de qualificação e aguardamos orientações da banca examinadora para continuidade da pesquisa.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO