PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA
DATA: 10/07/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A LEI 13.415/2017 E AS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: discursos dos discentes das escolas estaduais de João Pessoa/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas curriculares. Ensino Médio. Reforma. BNCCEM.
RESUMO: Considerando a centralidade das políticas curriculares no contexto atual, o presente trabalho de Mestrado tem como tema a atual reforma do currículo do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). A problemática se deu em torno dos resultados de um trabalho de conclusão de curso (Souza, 2017), no qual investigamos a relação público privado na construção do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a pesquisa nos deparamos com o trâmite da medida provisória 746/2016 e posteriormente com lei 13.415/2017 e a BNCC para a reforma do currículo do Ensino Médio no ano de 2018 durante o governo de Michel Temer (2016-2018). Tais acontecimentos nos levaram a sentir a necessidade de aprofundar nossos estudos acerca das atuais mudanças no currículo do Ensino Médio. Após um mapeamento a despeito das pesquisas na área, em que os resultados nos revelaram uma carência de dissertações sobre a temática, reafirmamos que era imperativo nos aprofundarmos no tema. Em vista disso, buscamos neste trabalho analisar como se configuram as discussões referentes a atual reforma do Ensino Médio a partir das significações dos discentes? A partir dessa problemática, elegemos como objetivo geral analisar as novas significações das políticas curriculares do Ensino Médio, a partir da Lei 13.415/2017, considerando os discursos dos discentes das escolas de Ensino Médio de João Pessoa/PB. Nossas análises seguem as matrizes conceituais dos estudos de Arroyo (2011), Pereira (2013), Lopes (2014), Gentili e Oliveira (2013), Kuenzer (1997, 2017), Moehlecke (2012), Santos (2011), Ball (2001,2014); dentre outros autores cujas pesquisas nos aproximamos neste trabalho. Metodologicamente, nossa pesquisa está ancorada nos estudos de Gonsalves (2003), Richardson (2017) e Gil (2008), os quais a caracterizam como bibliográfica e qualitativa, buscando através de um estudo documental e de campo nas escolas de Ensino Médio da cidade de João Pessoa/PB alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Utilizamos entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados e a análise de conteúdo de Bardin (2011) bem como os estudos de Stephen Ball e colaboradores (1989, 1992, 1994, 2016) para a análise dos dados. Buscaremos refletir sobre a política de reforma e a BNCC do Ensino Médio e sua viabilidade no contexto atual, além de suas implicações no currículo do Ensino Médio a partir das significações dos discentes extraídas das escolas do contexto da prática.
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR