PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MAIA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA MAIA TAVARES
DATA: 11/07/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Educação profissionalizante no Brasil (PROEJA): Análise da construção das políticas públicas, através do curso técnico em eventos no IFPB
PALAVRAS-CHAVES: PROEJA; IFPB; Categorias; Ciclo de Políticas de Ball.
RESUMO: O presente estudo tem por objeto de pesquisa as políticas curriculares do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), através da experiência do Curso Técnico em Eventos, no IFPB Campus João Pessoa na Paraíba no período de 2010 a 2018. O objetivo geral é analisar a prática e a atuação das políticas curriculares no chão da escola, com a intenção de um olhar criterioso sobre as categorias do currículo, de avaliação, pedagogia e organização. Analisando o currículo como um processo contínuo, com as arenas políticas inter-relacionadas com a política atual e as políticas em uso. O trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, com o apoio da ferramenta metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. O Ciclo de Políticas se constitui em um referencial analítico, dinâmico e flexível, que auxilia na verificação de programas e políticas educacionais de forma crítica desde a sua formulação até a implementação. Para auxiliar o uso da técnica qualitativa, adotaremos a análise de conteúdos nas abordagens, visto que, a técnica quando utilizada na pesquisa qualitativa representa uma possibilidade viável nas ciências sociais aplicadas. Com isso, pretende-se, compreender os elementos de interpretação das referidas políticas, suas influências no processo de formulação das políticas do Curso Técnico em Eventos do PROEJA - IFPB.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES