PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | CE | UFPB)
TÍTULO: ÉTICA EM PAULO FREIRE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Ética. Paulo Freire. Ensino Religioso. Educação
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A questao secular da educacao religiosa ganhou forca no inicio do seculo XX em torno das polemicas do Ensino Religioso (ER). No ambito da escola publica e laica, continua suscitando o interesse academico da Universidade em discuti-la e investiga-la, sobretudo, no atual estagio de nossa historia em que a questao religiosa surge, seja como um problema que acirra os conflitos sociais, seja como um fenomeno humano que suscita a curiosidade cientifica. Uma das vias de enfrentamento dessa questao consiste em pensar o problema a partir de um parametro etico. Preocupada com a questao do ensino religioso na escola publica, a presente pesquisa parte da tese de que a concepcao etica freireana se apresenta como uma alternativa viavel de entendimento e tratamento desse assunto. Nesse sentido, a etica funcionaria como um dispositivo de reconhecimento do valor supremo da vida humana, ou seja, de que os “crentes” e os “religiosos”, em meio as suas diferencas de credo, doutrina, ritual, narrativas, representacoes simbolicas e teologias, teriam algo essencialmente comum: os valores que reconhecem a vida humana como sagrada. A fim de defender essa tese, analisei, a luz da teoria arqueologica do discurso de Michel Foucault, cinco escritos freireanos representativos de seu pensamento, a saber: Educacao como pratica da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1987), Acao cultural para liberdade e outros escritos (1981), Extensao ou comunicacao (1983) e Os cristaos e a libertacao dos oprimidos (1978). A escavacao dessas fontes aconteceu mediante o significante etica. A partir dele foi possivel identificar uma serie de correlatos, que permitiu analisar, descrever e explicitar nao somente a nocao de etica em Freire e seu enlacamento com a questao religiosa, mas a ordem discursiva que serve de condicao para Freire dizer o que disse sobre uma serie de assuntos. Ao fim e ao cabo, o conjunto de achados encontrados acerca da ordem do discurso freireano e de seus enlacamentos com a religiao, permitiu demonstrar a nocao freireana de etica como um parametro para se pensar a questao religiosa no espaco da educacao publica.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO