PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
DATA: 31/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | CE | UFPB)
TÍTULO: ÉTICA EM PAULO FREIRE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Ética. Paulo Freire. Ensino Religioso. Educação
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: 

A questão secular da educação religiosa ganhou força no início do Século XX, em torno do debate sobre o Ensino Religioso (ER), no âmbito da escola pública e laica, sobretudo, no atual estágio de nossa história em que a questão religiosa tem reaparecimento quer seja como um problema social relevante quer seja um fenômeno humano que suscita a curiosidade científica. Uma via de enfrentamento desse assunto consiste em tratar a questão religiosa por meio do ensino religioso na escola pública, a partir de um parâmetro ético. Ocupando-se desse assunto, a pesquisa de doutorado teve como objeto o discurso ético da pedagogia freireana; e como tese a assertiva de que a noção de ética presente nos escritos pedagógicos freireanos apresenta-se como uma alternativa para o Ensino Religioso no Brasil. A fim de defender essa tese, adotei a abordagem teórico-metodológica da arqueológica do discurso (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA; CARLOS, 2013). Antes da análise do objeto, foi realizado um levantamento da produção de teses sobre a questão central da pesquisa a partir dos descritores ‘Ensino Religioso’ e ‘Ética’, para situar o objeto no âmbito da produção acadêmica; e um mapeamento dos escritos freireanos publicados no Brasil, a fim de identificar textos-fonte relevantes para a análise e a descrição da ordem do discurso freireano sobre a ética,  tendo em vista a defesa da referida tese. Eu localizei cinco escritos freireanos, representativos da ordem do discurso pedagógico freireano: Educação como prática da liberdade (1967); Pedagogia do oprimido (1987), Ação cultural para liberdade e outros escritos (1981); Extensão ou comunicação? (1983); e Os cristãos e a libertação dos oprimidos (1978). A escavação dessas fontes aconteceu, inicialmente, mediante o significante ética; e, posteriormente, o termo religião. A partir do conceito-chave ética foi possível explicitar o significado de ética, vinculado intimamente à ideia do homem como homem; e de seus constituintes, relacionados à vocação de os seres humanos serem ontologicamente sujeito, produtivo, criativo, crítico e integrado ao cotidiano e à história. Nessa perspectiva, as relações homem-homem, homem-cultura, homem-história, homem-sociedade se situaria em um horizonte histórico ético quando efetivamente considerasse a vocação ontológica de o ser humano ser homem. Além disso, a análise permitiu explicitar os elementos enunciativos antropológico-filosófico (a cultura e o logos), histórico-sociológico (o tempo, a classe e o poder) e sincrético-religioso (o mágico e sagrado) como os principais domínios reguladores da ordem discursiva freireana sobre o significado de ética, seus constituintes e seus enlaçamentos com a questão religiosa. Portanto, conclui-se que o conjunto de achados encontrados no processo de escavação dos referidos escritos pedagógicos freireanos, confirmou e demonstrou a tese de que a  noção de ética, tecida na ordem do discurso freireano, apresenta-se como um parâmetro alternativo do trabalho educativo sobre o ensino religioso no espaço laico da educação pública brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - MARCIA REGINA BARBOSA
Externo à Instituição - ANIBAL DE MENEZES MACIEL
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR