PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
DATA: 29/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGE_CE_UFPB_CAMPUS I
TÍTULO: O posicionamento in­tercultural do sujei­to na política nacio­nal do livro didático para educação do campo
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Discurso. Intercult­uralidade. PNLD. Edu­cação do Campo
PÁGINAS: null
RESUMO: A educação, enquanto prática social, tende a posicionar os sujeitos sociais de diferentes modos, conforme pode ser verificado ao longo da história brasileira e latino-americana. Mais recentemente, constata-se o aparecimento de uma ordem discursiva, que prima pela diferença e diversidade cultural na educação. Esse acontecimento se faz sentir no território da educação do campo, por meio dos movimentos sociais, onde os sujeitos do campo assumem posições e funções afirmativas de valorização de seus direitos, de sua cultura, de seus saberes e comprometimentos com a transformação social, rompendo, assim, com o discurso hegemônico sobre a educação no seio da cultura das elites dominantes. Nesse contexto, se insere a questão da interculturalidade, enquanto uma estratégia de fortalecimento dos movimentos sociais do campo, numa ótica contra hegemônica e decolonial. Considerando esse pressuposto, esta pesquisa tem como tese a assertiva de que a interculturalidade funciona como um princípio orientador da posição do sujeito do campo na Política Nacional do Livro Didático. Assim, seu objetivo geral visa analisar o posicionamento intercultural do sujeito campesino na ordem do discurso da educação do campo, e como objetivos específicos mapear os textos-fontes que fundamentam o PNLD/campo; identificar as séries de signos que evidenciam as diferentes posições do sujeito do campo; descrever os feixes de relações que especificam a posição do sujeito do campo; elucidar ordens discursivas relacionadas à posição intercultural do sujeito do campo e, por fim, explicitar o funcionamento da interculturalidade como princípio orientador da feitura da PNLD. A caixa de ferramenta teórica-metodológica adotada é a análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2008). A qual, nos oferece condições de responder as seguintes indagações: Que feixes de relações são acionados na PNLD para definir as posições dos sujeitos do campo? Que séries de signos constituem a ordem discursiva da PNLD? Quais os correlatos da interculturalidade demarcam a posição do sujeito do campo? As fontes iniciais desta investigação são: PNLD – 2013 e 2016. Alguns achados preliminares da PNLD apontam a posição intercultural do sujeito do campo, vinculadas à democracia e à perspectiva decolonial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - MOISÉS DE MELO SANTANA
Externo à Instituição - ROSÂNGELA TENÓRIO CARVALHO