PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JERUSA PEREIRA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUSA PEREIRA DE ANDRADE
DATA: 29/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PPGE/CE
TÍTULO: Jovens da Educação de Jovens e Adultos na cultura digital: sociabilidades, aprendizagens e letramento.
PALAVRAS-CHAVES: Jovens; Sociabilidades; Aprendizagens; Letramentos; Dispositivos Móveis.
PÁGINAS: null
RESUMO: Os jovens da Educação de Jovens e Adultos - EJA estão ativos na dinâmica de relações com o mundo e com as pessoas que os cercam construindo identidades, saberes e formas de pertencimento, em trajetórias singulares e heterogêneas, enquanto sujeitos dotados de vontades, crenças, gostos e escolhas (CARRANO, 2002; DAYRELL, 2007, 2008; PAIS, 1990, 1993, 2016). Inseridos numa realidade de grandes contrastes na estrutura social, econômica, política e cultural que condiciona a afirmação ou negação de direitos constitucionais, os jovens enfrentam, cotidianamente, o dilema das ausências e emergências na luta pelo alcance de autonomia e dignidade humanas (ABRAMO, 2009; FREIRE, 1987, 2015; GROPPO, 2017; PERALVA, 1997). Estes jovens, embora participem de forma limitada na sociedade do consumo, ao apropriarem-se de dispositivos móveis ligados à internet, não se diferenciam de outros jovens melhor situados socialmente, demonstrando disposição e potencialidade para interagir com distintos grupos, no âmbito local, nacional ou internacional, recebendo e produzindo informações e saberes propiciados pela cultura digital (BAUMAN, 2008; BUCKINGHAM, 2010; LÉVY, 1998; PRETO, 2011). Essas evidências, capturadas através do cotidiano, inspiram esse estudo que tem como objetivo investigar como os jovens enturmados no Ensino Médio na Modalidade EJA, se comportam ao se apropriarem de dispositivos móveis conectados à internet, na produção de sociabilidades (SIMMEL, 1983), aprendizagens (CHARLOT, 2000, 2001; VYGOTSKY, 1998) e letramentos (Kleiman, 1995, 2016). Para responder a esse objetivo, lançamos mão da pesquisa qualitativa na abordagem etnográfica, do diálogo aberto e da observação contínua e participante (FLICK, 2009; MAGNANI, 2002; MATTOS, 2011; STAKE, 2011), por possibilitar maior aproximação com os sujeitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - WALDENIA L DE CARVALHO