PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AILZA DE FREITAS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILZA DE FREITAS OLIVEIRA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: PPGE-CE
TÍTULO: NAVEGANDO NO OCEANO DA EDUCAÇÃO POPULAR: um estudo acerca do empoderamento na ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais.
PALAVRAS-CHAVES: Organização Não-governamental. Educação Popular. Empoderamento.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo central analisar as ações do Projeto Compartilhando Saberes, da Organização Não-Governamental ONG Maré, identificando os elementos constituintes da educação popular, tais como: diálogo, conscientização, participação, autonomia, práxis, empoderamento, dentre outros, a fim de evidenciar em que medida a ONG Maré tem contribuído com processos de empoderamento dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto Compartilhando Saberes. A escolha dessa entidade justifica-se, sobretudo, por atuar no âmbito da educação popular; possuir trajetória histórica em que a pesquisadora está inserida e pelo desejo de qualificar as ações com contribuições científicas que auxiliem no aperfeiçoamento desse fazer educacional e pedagógico. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se no método dialético, sendo uma pesquisa explicativa com abordagem de cunho qualitativo abalizada no materialismo histórico-dialético por intermédio da pesquisa-ação. Os instrumentos investigativos serão: a observação sistemática, o registro fotográfico, o diário de campo, o questionário sobre o perfil dos membros e sobre a compreensão das categorias estudadas, a entrevista semi-estruturada e os debates de autoavaliação trimestral da ONG. A análise de conteúdo será a técnica utilizada para a análise dos dados. De modo geral, a pesquisa visa apresentar a análise das ações desenvolvidas no Projeto Compartilhando Saberes identificando que elementos da educação popular estão em maior evidência; apontar a compreensão dos membros do Projeto sobre empoderamento e os vários níveis deste, articulando o nível de empoderamento com a educação popular, revelar que na pesquisa-ação, ao seguir uma perspectiva utilizando o ciclo de ações reflexivas pesquisadores(as) e pesquisados(as) se integram, dentre outras questões. Portanto, a tese aqui defendida é a de que a ONG Maré, à luz da educação popular, contribui com o empoderamento dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto Compartilhando Saberes. O argumento que sustenta a tese é a percepção de que o grupo que integra a ONG Maré paulatinamente vem aprimorando sua atuação colaborativa por intermédio do diálogo e da participação, no compartilhamento de saberes ocorrido mensalmente a equipe fortalece seus laços afetivos e de aprendizagens.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ