PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SILMARA CÁSSIA BARBOSA MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILMARA CÁSSIA BARBOSA MELO
DATA: 03/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: repercussões do PNAIC e da ANA no contexto da prática de escolas em Campina Grande/PB (2012-2018)
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional. Formação Continuada. Avaliação. Alfabetização. Redes Políticas. Atuação de Políticas.
PÁGINAS: 280
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta tese analisa as politicas de formacao continuada e de avaliacao para alfabetizacao, mais especificamente, o Pacto Nacional Pela Alfabetizacao na Idade Certa (PNAIC) e a Avaliacao Nacional da Alfabetizacao (ANA) e as repercussoes em escolas da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande-PB, no periodo 2012-2018. Adota como referencial teorico e metodologico, a abordagem do Ciclo de Politicas de Stephen Ball e seus colaboradores, propondo uma analise da trajetoria da politica, ao evidenciar o contexto de influencia, contexto de producao de texto e contexto da pratica. Busca-se resolver a seguinte problematica: Como se articulam, no contexto de governamentalidade neoliberal e gerencial, as politicas de formacao continuada e de avaliacao para alfabetizacao, instituidos a partir de 2012, e quais as repercussoes no contexto da pratica de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraiba? Parte-se do pressuposto que as politicas de formacao continuada e de avaliacao para alfabetizacao, inseridas no contexto da performatividade e do gerencialismo, sao (re)contextualizadas e (re)organizam os processos pedagogicos (formacao, planejamento, avaliacao, curriculo), possibilitando diferentes formas de “atuacao” das politicas na rede municipal de ensino de Campina Grande-PB. Constitui-se objetivo geral da pesquisa: analisar a trajetoria do PNAIC e da ANA, assim como, suas articulacoes e repercussoes no contexto da pratica de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraiba, no periodo 2012-2018. Para isso, sao elencados como objetivos especificos: analisar os pressupostos e as redes politicas que sustentam a politica de governamentalidade neoliberal e gerencial no contexto global e nas politicas educacionais brasileiras de formacao de professores e avaliacao da educacao; investigar quais os documentos legais balizam a “implementacao” dos programas de formacao continuada e a politica de avaliacao para alfabetizacao no ambito nacional e na rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande-PB; examinar os processos de (re)contextualizacao e (re)organizacao das praticas (formacao, planejamento, avaliacao, curriculo) tendo em vista as orientacoes das politicas do PNAIC e da ANA na rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande; e analisar os processos de “atuacao da politica” do PNAIC e da ANA.Constata-se que o PNAIC e a ANA sao politicas sustentadas por pressupostos que visam mobilizar forcas no processo de governanca, vendo na educacao um espaco propicio para ampliacao dos lucros como um novo mercado disseminado pelo ideario neoliberal.A partir das vozes dos sujeitos foi possivel compreender o processo de traducao e interpretacao das politicas, evidenciado a partir de diferentes formas de “atuacao” dos mesmos no contexto de imposicao da performatividade, medida pelo desempenho, e do gerencialismo, provocando mudancas organizacionais e subjetivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - ANA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES