PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | CE | UFPB)
TÍTULO: ÉTICA EM PAULO FREIRE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Ética. Paulo Freire. Ensino Religioso. Educação
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A questao secular da educacao religiosa ganhou forca no inicio do Seculo XX, em torno do debate sobre o Ensino Religioso (ER), no ambito da escola publica e laica, sobretudo, no atual estagio de nossa historia em que a questao religiosa tem reaparecimento quer seja como um problema social relevante quer seja um fenomeno humano que suscita a curiosidade cientifica. Uma via de enfrentamento desse assunto consiste em tratar a questao religiosa por meio do ensino religioso na escola publica, a partir de um parametro etico. Ocupando-se desse assunto, a pesquisa de doutorado teve como objeto o discurso etico da pedagogia freireana; e como tese a assertiva de que a nocao de etica presente nos escritos pedagogicos freireanos apresenta-se como uma alternativa para o Ensino Religioso no Brasil. A fim de defender essa tese, adotei a abordagem teorico-metodologica da arqueologica do discurso (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA; CARLOS, 2013). Antes da analise do objeto, foi realizado um levantamento da producao de teses sobre a questao central da pesquisa a partir dos descritores ‘Ensino Religioso’ e ‘Etica’, para situar o objeto no ambito da producao academica; e um mapeamento dos escritos freireanos publicados no Brasil, a fim de identificar textos-fonte relevantes para a analise e a descricao da ordem do discurso freireano sobre a etica, tendo em vista a defesa da referida tese. Eu localizei cinco escritos freireanos, representativos da ordem do discurso pedagogico freireano: Educacao como pratica da liberdade (1967); Pedagogia do oprimido (1987), Acao cultural para liberdade e outros escritos (1981); Extensao ou comunicacao? (1983); e Os cristaos e a libertacao dos oprimidos (1978). A escavacao dessas fontes aconteceu, inicialmente, mediante o significante etica; e, posteriormente, o termo religiao. A partir do conceito-chave etica foi possivel explicitar o significado de etica, vinculado intimamente a ideia do homem como homem; e de seus constituintes, relacionados a vocacao de os seres humanos serem ontologicamente sujeito, produtivo, criativo, critico e integrado ao cotidiano e a historia. Nessa perspectiva, as relacoes homem-homem, homem-cultura, homem-historia, homem-sociedade se situaria em um horizonte historico etico quando efetivamente considerasse a vocacao ontologica de o ser humano ser homem. Alem disso, a analise permitiu explicitar os elementos enunciativos antropologico-filosofico (a cultura e o logos), historico-sociologico (o tempo, a classe e o poder) e sincretico-religioso (o magico e sagrado) como os principais dominios reguladores da ordem discursiva freireana sobre o significado de etica, seus constituintes e seus enlacamentos com a questao religiosa. Portanto, conclui-se que o conjunto de achados encontrados no processo de escavacao dos referidos escritos pedagogicos freireanos, confirmou e demonstrou a tese de que a nocao de etica, tecida na ordem do discurso freireano, apresenta-se como um parametro alternativo do trabalho educativo sobre o ensino religioso no espaco laico da educacao publica brasileira.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO