PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA
DATA: 24/10/2019
LOCAL: PPGE
TÍTULO: "A escola entre-vista: relações de interdependência entre a EEEFM Professor João José da Costa e o Bairro da Torre (1984-2019)."
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Interdependência; Escola; Bairro; Memória; Educação.
RESUMO: Estudar as relações de interdependência entre escola e bairro, bem como entre bairro e escola se constitui como objetivo geral desta tese, tendo em vista a necessidade de se analisar as configurações entre EEEFM Professor João José da Costa e o bairro da Torre. Para tanto, foram utilizadas, na condição de fontes centrais desta análise, os relatos orais de memória de depoentes que vivenciaram experiências nos espaços da escola e do bairro, bem como excertos de jornais e documentações produzidas pela escola, sobre a escola e sobre o bairro. Diante das análises realizadas, encontra-se uma escola e um bairro estabelecidos para além dos limites de sua materialidade, reconstituidos através da memória dos entrevistados, percebidos como lugares de aprendizado em que essas memórias se ancoram. Assim, as relações de interdependência observadas entre a escola e o bairro e entre o bairro e a escola determinam as figurações existentes nesses lugares, observando-se as funções que os indivíduos ocupam e desenvolvem nesse contexto.
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA