PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROSEMARY MARINHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMARY MARINHO DA SILVA
DATA: 31/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: As indagações de jovens estudantes indígenas Potiguara-PB no currículo de Filosofia do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Jovens indígenas Potĩgûara-PB. Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Protagonismo Juvenil. Educação Intracultural e Intercultural. Currículo.
PÁGINAS: 267
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta Tese tem como ponto de partida a constatacao de que os conteudos elencados nas Orientacoes Curriculares Nacionais para o Ensino Medio, que, ainda, guia a producao dos livros didaticos e a construcao dos curriculos estaduais, estao centrados na Filosofia europeia como Filosofia universal, ensinada a jovens estudantes brasileiras/os, entre estas/es, jovens estudantes indigenas. Sem negar a contribuicao da Filosofia europeia, problematiza-se que a reproducao de um unico modo de fazer Filosofia, atraves do ensino de uma Filosofia europeia como a unica tradicao filosofica, implica na persistencia do processo de colonizacao, no silenciamento e apagamento da identidade etnica dos povos indigenas brasileiros e, consequentemente, no reforco ao epistemicidio sofrido por estes povos. Por isso, defende-se que so por meio da escuta dos povos indigenas, dentre estes, das/os jovens indigenas, pode haver uma producao de perguntas provindas do cotidiano destas/es jovens que se configuram como exercicio permanente da indagacao filosofica. Compreende-se a indagacao como um primeiro momento do filosofar, por ser um processo de estranhamento, distanciamento e questionamento do proprio cotidiano. Mas, como jovens indigenas conseguem estranhar seu cotidiano e expressar suas indagacoes para que as mesmas possam compor uma proposta de conteudos curriculares para o Ensino de Filosofia no Ensino Medio? Esta questao central exigiu como pressuposto tres assertivas: jovens indigenas sao capazes de refletir sobre seu cotidiano, de problematizar suas reflexoes e concepcoes e, mediante este processo de reflexao e problematizacao, de propor conteudos para serem estudados no Ensino de Filosofia no Ensino Medio. Para tal, estabelece os conceitos de juventude, protagonismo juvenil, intraculturalidade e interculturalidade, identidade e curriculo como campo teorico. No campo empirico aponta a Escola Cidada Integral Tecnica Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada na cidade de Rio Tinto, Paraiba, como campo fecundo de coleta das indagacoes de jovens estudantes Potĩguara-PB. Pois, a Escola Burity, nao sendo uma escola indigena, esta circunvizinha ao territorio indigena Potĩguara-PB, no litoral norte paraibano, que abrange 32 aldeias. A Escola Burity recebe jovens estudantes indigenas Potĩguara-PB das aldeias de Monte-Mor, Jaragua, Silva de Belem e Mata Escura que estao no municipio de Rio Tinto, e de outras aldeias em outros municipios. As escolhas metodologicas se situam na abordagem qualitativa, tendo como metodo a Pesquisa-Intervencao que reuniu as seguintes estrategias: observacao participante, entrevistas semiestruturadas, oficinas pedagogicas e grupo focal. A analise dos dados coletados foi realizada por meio da Analise Textual Discursiva. Portanto, a Tese expressa a necessidade de um curriculo intercultural para o Ensino de Filosofia no Ensino Medio, com o qual se estabeleca um dialogo aberto e plural entre saberes indigenas e nao-indigenas, que se autovalorizam e se auto afirmam como lugares de construcao de conceitos e conhecimentos filosoficos e educacionais. A Tese se configura como uma proposta curricular que aponta nove conteudos curriculares, elaborados, de modo colaborativo, com jovens indigenas Potĩguara-PB, enquanto um marco intercultural no Ensino de Filosofia no Ensino Medio.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1719755 - ESTEVAO MARTINS PALITOT
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - FLAVIO JOSE DE CARVALHO
Externo à Instituição - IARA TATIANA BONIN