PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS

DISCENTE: FLAVIA MAYARA FELIX DANTAS
DATA: 13/02/2020
LOCAL: Sala de reuniões do CE
TÍTULO: Literatura no Ensino Médio para a formação humana: um estudo sobre a reflexão, formação crítica, liberdade e experiência na percepção docente
PALAVRAS-CHAVES: Literatura; Ensino; Experiência; Teoria; Prática.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO: A Literatura, segundo alguns teóricos, revela funções que contribuem para a formação do homem enquanto ser reflexivo, crítico, livre e experiente. Entretanto, estudiosos como Jorge Larrosa desafia esse conceito e reconstrói essas ideias, pondo em questão essa possível utilidade do texto literário. Entendendo que a escola oferece ao homem o contato com a Literatura, por meio da prática do ensino, optamos por investigar o processo literário na escola. Diante disso, objetivamos nesta pesquisa investigar a Literatura no processo de ensino na compreensão das categorias reflexão, formação crítica, liberdade e outras experiências, como elementos da formação humana pela percepção docente. Este estudo é de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico foi delineado pelo método do Estudo de Caso (Yin, 1994), numa escola de Ensino Médio, localizada na cidade de Jardim do Seridó-RN. A escolha pela última etapa da educação básica para investigação se justifica pelo fato de que a Literatura é inclusa no componente curricular Língua Portuguesa somente no Ensino Médio; isso facilitou a frequência do contato com a prática literária. A técnica de coleta de dados se deu por meio dos instrumentos entrevista semiestruturada e observação livre, cujos sujeitos da pesquisa foram os docentes responsáveis pela disciplina Língua Portuguesa na referida escola. A técnica de análise dos dados foi norteada pela teoria de Bardin (2011), no prisma da análise de conteúdo categorial. Obtivemos como resultado desta pesquisa a compreensão de que fora da escola há uma maior possibilidade de a Literatura contribuir para a evolução humana, enquanto ser reflexivo, crítico, livre e experiente e que o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio estar centrado nas competências de leitura objetiva, escrita, interpretação, resolução de atividades com foco no ENEM e obtenção de notas, fato que impede o alcance das dimensões da reflexão, formação crítica, liberdade e outras experiências.
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo ao Programa - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI