PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RINGSON GRAY MONTEIRO DE TOLEDO

DISCENTE: RINGSON GRAY MONTEIRO DE TOLEDO
DATA: 14/02/2020
LOCAL: auditorio do PPGE
TÍTULO: PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE E PERTINÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA.
PALAVRAS-CHAVES: Plano Estadual de Educação, Formação Docente e Direitos Humanos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: O presente estudo analisou o Plano Estadual de Educação, a Formação Docente e a pertinência dos Direitos Humanos na escola. Para tanto, buscamos desenvolver o trabalho auxiliado por uma pesquisa documental e bibliográfica através de autores como Zenaide, Bobbio, Saviani,Guimarães, Rodrigues, Trindade, Freire, Jerry, Frigotto, dentre outros que tratam do tema, além de documentos institucionais como o Plano Nacional de Educação, lei nº 13.005/2014, Plano Estadual de Educação, lei nº 10.488/2015, além da própria Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de nº 9394/96. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar no Plano Estadual de Educação da Paraíba a proposta de Formação Docente em Direitos Humanos, fixada na Meta 13, além dos objetivos específicos com o fito de investigar, por meio da aplicação de um questionário, tipo escuta pedagógica, qual percepção os entrevistados têm sobre o Plano Estadual de Educação, sua construção, execução e o tema da Formação Docente em Direitos Humanos. Também buscamos confrontar o projeto do Plano Estadual de Educação, quando de sua elaboração, ainda no Conselho Estadual de Educação da Paraíba e a sua versão final, aprovada pela Assembleia Legislativa, com vistas a identificar possíveis mudanças impressas no respectivo texto, ao se tonar uma legislação. A pesquisa de caráter qualitativo sedimentou sua metodologia no Materialismo Histórico Dialético. Escutamos, como sujeitos da pesquisa dois ex integrantes do Conselho Estadual de Educação da Paraíba, que colaboraram na confecção do respectivo plano educacional.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO