PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TATIANA LILIA DO CARMO IRINEU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA LILIA DO CARMO IRINEU
DATA: 27/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PRONERA/UFPB E A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRITÍCA, EMACIPATÓRIA E DA AUTONOMIA DAS ESTUDANTES
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação do Campo. PRONERA. Mulheres. Consciência Crítica. Emancipação e Autonomia.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação do Campo emerge dos movimentos sociais camponeses que reivindicam do poder público políticas de educação para os sujeitos do campo. Nessa perspectiva, pensar em Educação do Campo é refletir sobre a realidade das pessoas que vivem principalmente nos assentamentos, por meio de um processo formativo significativo capaz de desenvolver sua consciência crítica e sua atuação política nos movimentos sociais do campo. Partindo-se desse contexto, foi desenvolvida essa pesquisa qualitativa com mulheres do campo, estudantes do PRONERA, com o objetivo de investigar sobre o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e da constituição da consciência critíca, emancipatória e da autonomia das estudantes. Para coleta de dados, utilizou-se o instrumento das entrevistas narrativas, a fim de traçar o perfil das estudantes, sua rotina na universidade, assim como obter informações relacionadas as suas histórias de vida e ao processo formativo constituído pelo Curso de Pedagogia. Desse modo, para estudar esse fenômeno, delimitou-se como método de análise o materialismo histórico-dialético, que auxiliou na compreensão das relações sociais e da importância do ensino superior dessas alunas. Os resultados obtidos das análises mostraram que as estudantes do PRONERA/PB ampliaram seus referenciais de mundo, pois novos valores foram agregados ao seu lugar de pertencimento e a sua consciência critíca. Com a mudança de concepções, as estudantes passaram a construir uma nova história de vida, saindo do lugar de “invisibilidade” social, reconhecendo-se como sujeitos importantes para o contexto social de um modo geral, e, em particular, para a realidade do campo e dos assentamentos, onde poderão atuar como agentes transformadoras de sua realidade familiar e local. Concluímos que o PRONERA vem proporcionando a elas valorização da autoestima, mais confiança e autoconhecimento para se enfrentar as dificuldades do cotidiano, bem como oportunizado experiências e aprendizados que lhes ajudarão a se colocarem como mulheres emancipadas e protagonistas de suas próprias história
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Externo à Instituição - DEYSE MORGANA DAS NEVES CORREIA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA