PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA

DISCENTE: JESSIKA MEDEIROS DE LUCENA
DATA: 21/02/2020
LOCAL: auditório PPGE
TÍTULO: O ENSINO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
PALAVRAS-CHAVES: Concepção de ensino. Professores formadores. Ensino Superior. Licenciatura em Ciências Biológicas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Historicamente, a formação nos cursos de licenciatura vivencia a dicotomia bacharelado e licenciatura. A formação docente na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB está dividida em disciplinas pedagógicas e disciplinas específicas da Biologia. As disciplinas pedagógicas, geralmente, são compreendidas como aquelas que formam o professor da Educação Básica e são ministradas por profissionais vinculados ao Centro de Educação, enquanto que as disciplinas específicas são compreendidas como aquelas que formam o bacharel, o pesquisador, entretanto, essas últimas também compõem o corpo das disciplinas que formam os futuros professores. A formação dos futuros professores na Licenciatura tem passado pela contradição entre conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos que decorre, dentre outros aspectos, do ensino ministrado pelos professores formadores. A partir do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo: compreender a concepção de ensino dos professores formadores das disciplinas específicas no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. O estudo tem uma abordagem qualitativa, tendo como fundamentação teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético, por compreendê-lo como o método capaz de se aproximar da essência do objeto de estudo, buscando compreendê-lo em seu percurso, movimento e desdobramento. As informações foram obtidas através de entrevistas semiestruturadas, junto a oito docentes das disciplinas específicas do curso e analisadas a partir da hermenêutica-dialética. Essa técnica de análise possibilita a interpretação dos sentidos que os sujeitos elaboram em seus discursos e a compreensão de tais sentidos face às contradições que lhes constituem, relacionando tais sentidos ao contexto social, por meio da dialética. As análises apontam que os professores formadores possuem uma concepção de ensino tradicional, acadêmico-científica; e para a necessidade de um ensino que considere a realidade escolar no processo de formação docente, um conhecimento específico de Biologia para a escola construído a partir da relação dialética entre os conhecimentos específicos e pedagógicos.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO