PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: A POLÍTICA CURRICULAR DA BNCC E O ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E CONTEXTO
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Curriculares. Ensino Médio. Reforma. Base Nacional Comum Curricular
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Considerando a centralidade das políticas curriculares no contexto atual, a presente pesquisa de Mestrado tem como tema a atual reforma do currículo do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). A problemática se deu em torno dos resultados de um trabalho de conclusão de curso (SOUZA, 2017), no qual investigamos a relação entre os setores público e privado na construção do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o estudo, deparamo-nos com o trâmite da Medida Provisória nº 746/2016, posteriormente com a Lei nº 13.415/2017 e com a BNCC para a reforma do currículo do Ensino Médio no ano de 2018 durante o governo de Michel Temer (2016-2018). Tais acontecimentos nos levaram a sentir a necessidade de aprofundar nossos estudos acerca das atuais mudanças no currículo do Ensino Médio. Após um mapeamento a despeito das pesquisas na área, em que os resultados nos revelaram uma carência de dissertações sobre a temática, reafirmamos que era imperativo nos aprofundarmos no tema. Em vista disso, buscamos, neste trabalho, identificar quais projetos de formação discente se desdobram através das concepções de currículo presentes nas três versões elaboradas da BNCC para o Ensino Médio? Com base nessa problemática, elegemos como objetivo geral analisar a política curricular da BNCC intencionando identificar os projetos de formação para o Ensino Médio em disputa com base nas concepções de currículo assumidas. Nossas análises seguem as matrizes conceituais dos estudos de Arroyo (2011), Pereira (2013), Santos (2011); Kuenzer (1997; 2017); Macedo (2018); Lopes (2019); Apple (2001;2003); Oliveira (2013), entre outros autores de cujas pesquisas nos aproximamos neste trabalho. Metodologicamente, nossa pesquisa está ancorada nos estudos de Gonsalves (2003), Richardson (2017), Santos (2008) e Cellard (2008), os quais a caracterizam como bibliográfica e qualitativa, buscando através de um estudo documental alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Portanto, realizamos uma investigação a partir do ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores (1987;1992;1994). Desta feita, analisamos a partir do contexto de influência, o contexto global que que se reverbera nas atuais políticas curriculares para o Ensino Médio, assim como o contexto local, e o contexto de produção de texto que nos permitiu analisar as três versões da BNCC para o Ensino Médio a partir da categoria: currículo. Desta forma, ressaltamos que nesta pesquisa não intencionamos capturar a verdade sobre o tema pesquisado, mas, buscamos demonstrar através das nossas reflexões, problematizações e analises, possibilidades e direções para pensarmos as políticas curriculares no Brasil, em especial, as políticas para o Ensino Médio.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - JANSSEN FELIPE DA SILVA