PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE: ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - LEPPI - CE
TÍTULO: Pensamento Algébrico: um estudo exploratório com estudantes de Pedagogia
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Pedagogia. Pensamento Algébrico. Resolução de Problemas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: RESUMO Os profissionais formados no curso de Pedagogia, caracterizados como “professores polivalentes” são responsáveis por ensinar todos os componentes curriculares do ensino fundamental – anos iniciais, incluindo a disciplina de Matemática. A partir das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), para essa área, uma das Unidades Temáticas corresponde ao ensino da Álgebra do 1° ao 9° ano, com objetivos e habilidades definidos. Com base em Tardif (2002), Pimenta (1999), Curi (2004) e Serrazina (2002), apresentamos os saberes necessários na formação docente, juntamente com a trajetória e conceituações do pensamento algébrico através das ideias de Lins e Gimenez (1998), PCN (1998), Van de Walle (2009), Kaput (2008), Ponte, Branco e Matos (2009), dentre outros autores, que afirmam que, o pensar algebricamente, nada mais é do que produzir significados para as situações em termos de números e operações aritméticas com as igualdades, desigualdades, generalizar e perceber regularidades. Nessa circunstância, a presente pesquisa objetiva analisar os conhecimentos dos estudantes de um curso de Pedagogia acerca de situações-problema que envolva o Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem uma abordagem qualitativa, pois busca interpretar o fenômeno da compreensão do pensamento algébrico por estudantes de Pedagogia. Além disso, esta pesquisa tem um caráter exploratório, pois tem como finalidade, familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido e explorado. As informações foram obtidas através de um questionário aplicado a 29 estudantes em duas turmas de um curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba com perfis diferentes. O questionário foi composto de questões contemplando os aspectos sociais, acadêmicos e profissionais dos participantes, além de questões didáticas correspondendo aos anos iniciais do ensino fundamental relacionadas a Álgebra. As informações coletadas foram categorizadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (1979) e analisadas à luz do referencial teórico sobre formação docente e Pensamento Algébrico. Os resultados indicaram que os estudantes apresentam fragilidades em resolver problemas com o pensamento algébrico, o qual constitui o conhecimento disciplinar, necessário ao trabalho docente. Ressaltamos que as questões propostas envolviam conhecimentos básicos para alunos os anos iniciais.
Presidente - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO