PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALEXANDRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRO DOS SANTOS
DATA: 26/03/2020
LOCAL: PPGE UFPB
TÍTULO: “A Deus pela sciencia; à sciencia por Deus”: Os discursos religiosos e científicos do Colégio Diocesano Pio X - Paraíba (1910 - 1954)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio Diocesano Pio X, disciplinirização dos corpos e mentes,discursos médicos e científicos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A presente tese se insere no campo de pesquisa da História da Educação e se propõe a analisar os discursos religiosos e científicos, elaborados pela direção do Colégio Diocesano Pio X, os quais conduziram as culturas higiênicas, físicas e cívicas promovendo uma cultura escolar na Paraíba, no período de 1910 a 1954, para formar uma sensibilidade sobre um corpo dito forte e saudável. Problematizo os discursos médicos, religiosos, cívicos, patrióticos, militaristas e pedagógicos que circularam nas páginas de jornais, revistas e anuários produzidos na Paraíba, durante o recorte proposto pela pesquisa, tais como: A União, A Imprensa, a Revista do Ensino da Paraíba, Atualidades Pedagógicas e a Revista do Colégio Diocesano Pio X. Além do Anuário Eclesiástico da Paraíba e Cartas Pastorais de autoria de Dom Adauto. Como aporte teórico-metodológico adotei as contribuições de Michel Foucault, através dos conceitos de poder disciplinar, biopoder e discurso para se pensar a construção do projeto religioso e científico do Colégio buscando analisar as práticas de higiene, cultura física e cívica direcionada aos escolares. Nesse percurso diálogo com as formulações teóricas de Dominique Juliá e Antônio Vinão Frago, sobre o conceito de cultura escolar e Sandra Jatahy Pesavento a respeito do tema da história das sensibilidades. Também dialogo com o campo da História da Saúde, Educação e Corpo buscando lançar luz sobre estas áreas de pesquisa. Os resultados alcançados com as leituras e a pesquisa possibilitou perceber que a criação do Colégio fez parte de um projeto mais amplo e audacioso do primeiro bispo do estado, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, de “reconstrução social” de parte da população paraibana, através da educação, alinhando-se aos discursos em voga na época em defesa da romanização da sociedade. Para isso, o ensino de higiene, educação física e cívica foram responsáveis por colocar em prática um projeto de educação corporal. Atuaram, sobre o corpo dos jovens, pretendendo modelar, disciplinar, adestrar, medicalizar e pedagogizar.
Presidente - 2378996 - CLAUDIA ENGLER CURY
Interno - 337339 - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO