PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUPERCIA JEANE SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUPERCIA JEANE SOARES
DATA: 07/04/2020
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Escola. Emoção. Aprendizagem.
RESUMO: A presente pesquisa de natureza qualitativa, no campo da educação popular, busca compreender as emoções como aspecto relevante no processo de escolarização e como uma ação que mobiliza os sujeitos diante de determinadas situações que vivenciam. Tem como objetivo analisar como a educação emocional orientada pela concepção da educação popular pode mobilizar elementos capazes de contribuir com a superação de dificuldades de aprendizagem no processo de escolarização da educação básica no ensino fundamental anos iniciais. Buscando identificar quais emoções se manifestam nos/nas discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Investigar os aspectos significativos da relação emoção-aprendizagem bem como apontar possibilidades e metodologias da educação emocional para a superação da dificuldade de aprendizagem. De acordo com os objetivos, esta pesquisa aponta a emocionalidade como conceito estruturante e caracteriza-se como explicativa e exploratória: explicativa, pois pretende identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma proposta educacional; e exploratória por se tratar de um tema pouco explorado no meio acadêmico e por possibilitar o desenvolvimento de outros estudos que venham a aprofundar o tema. Estudo com base na perspectiva da Fenomenologia Hermenêutica por preocupa-se com a compreensão e interpretação dos fatos que compreendem o fenômeno vivido pelos participantes. Portanto, buscará observar e entrevistar crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, seus pais ou responsáveis e professores que as acompanham diariamente. Os dados empíricos serão analisados à luz da análise de conteúdo e serão coletados no espaço da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Augusto dos Anjos, localizada na cidade de João Pessoa. Tomando como referencial teórico os estudos de Paulo Freire, Elisa Gonsalves, Humberto Maturana, Francisco Varela, António Damásio, José Maria Martins, Rafael Bisquerra.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE