PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: IONE GOMES DA SILVA

DISCENTE: IONE GOMES DA SILVA
DATA: 24/04/2020
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AS DROGAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Drogas, Educação sobre drogas, prevenção
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: No contexto atual, é possível observar uma forte preocupação da sociedade com questões que envolvem as drogas e seus consumidores. Esta pesquisa propõe-se a compreender como a questão das drogas vem sendo abordada no contexto da educação popular, em sua literatura e também em escolas que estão inseridas no meio popular. Consideramos como unidades de análise material bibliográfico pertencente ao campo teórico da educação popular e também entrevistas semiestruturadas realizadas com professores(as) e gestoras que exercem suas atividades em duas escolas públicas pertencentes ao município de Itapororoca/PB. Dialogamos teoricamente com autores do campo científico da educação popular e do campo cientifico das drogas. Nessas áreas temáticas, enfocam-se os aspectos sócio-históricos, a dimensão educativa e política. O presente estudo adota uma perspectiva qualitativa (FLICK, 2009) e exploratória. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, inicialmente, para sabermos como as drogas vêm sendo enfocadas na literatura da educação popular, realizamos um revisão narrativa (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014), com base em artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos, e selecionamos também algumas fontes primárias como monografias. Para a coleta dos dados nas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (MYNAIO, 2014). Para procedermos à análise das entrevistas, utilizamos a técnica de análise de conteúdo temático-categorial, conforme é sistematizado por Bardin (2016). Alguns dos resultados do estudo são os seguintes: 1) Com relação aos trabalhos analisados, foi possível perceber que, na maioria dos estudos, o fenômeno das drogas é compreendido a partir de uma perspectiva crítica. Em suas abordagens, os autores põem em realce as contradições presentes na maneira hegemônica de tratar a questão das drogas; 2) No que diz respeito à forma como as drogas têm sido abordadas em escolas do meio popular, com base na pesquisa, foi possível averiguar que a maioria dos professores já trabalhou o conteúdo sobre drogas na sala de aula, porém, a maioria também admite que não se sente preparado para fazê-lo.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 337342 - ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS