PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN SOARES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN SOARES DE ARAUJO
DATA: 29/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE/Por ferramentas de trabalho remoto
TÍTULO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO POPULAR: ENFOQUES (DE)COLONIAIS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Educação Popular; Decolonialidade do Saber.
PÁGINAS: 128
RESUMO: A Extensão Universitária comumente tem se destacado como espaço que permite o encontro entre distintos sujeitos com diferentes culturas e saberes, sendo, inclusive, assinalada como locus que viabiliza a construção de novos conhecimentos. Soma-se a isso, o fato de que quando orientada a partir da perspectiva da Educação Popular, ganha centralidade no trabalho extensionista o diálogo como princípio fundante e a ênfase para a construção do conhecimento de forma compartilhada, o que pressupõe a valorização do saber popular e de outras epistemes não-científicas. Contudo, salienta-se que, historicamente, a universidade tem apresentado um caráter veementemente colonial, contribuindo de forma expressiva na depreciação e inferiorização dos saberes de diferentes grupos socioculturais, colaborando para a hierarquização de conhecimentos e a consolidação do saber científico como a única forma de conhecimento socialmente válido, dando prioridade epistemológica à ciência como detentora do direito universal de assinalar o que pode ser considerado como verdadeiro ou falso, racional e irracional, credível e incredível. Não obstante, evidencia-se a ainda incipiente problematização e crítica da violência e opressão epistêmica, bem como a reflexão sobre a dimensão colonial e eurocêntrica do conhecimento moderno hegemônico que, disfarçado de uma pretensa missão modernizante e “conscientizadora”, atua de modo colonial e homogeneizante, o que mobiliza o seguinte questionamento: como as publicações de Extensão em Educação Popular têm abordado o conhecimento e/ou seu processo de produção? Metodologicamente, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, que se efetivará a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva, cujo o material empírico será trabalhado com auxílio da técnica da análise de conteúdo na modalidade temática. No tocante ao modo de interpretação e discussão dos dados produzidos, sublinha-se que esta investigação fundamentar-se-á epistemologicamente com base no referencial da Educação Popular, do Pensamento Decolonial e das Epistemologias do Sul.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - JOSE FRANCISCO DE MELO NETO
Externo à Instituição - MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - REINALDO MATIAS FLEURI