PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID ESPINOLA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID ESPINOLA BATISTA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: A avaliação da aprendizagem está presente na vida escolar de estudantes e professores. Sabe-se que a avaliação é de extrema importância por sua atuação direta sobre a construção do conhecimento e que as discussões referentes aos desafios e avanços das práticas avaliativas utilizadas no cotidiano da escola são cada vez mais presentes. Em contrapartida, muitos docentes utilizam a avaliação como uma forma de mensuração e classificação dos alunos, promovendo diversos prejuízos à educação, independentemente do nível e modalidade da Educação Básica. Dentro deste contexto, encontra-se a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizada pela diversidade de sujeitos e o ensino de Ciências, com conteúdos que permitem uma avaliação mais dinâmica. Assim, se faz necessário que o professor Ciências da EJA promova um processo avaliativo pautado nas realidades dos sujeitos, de modo que a avaliação auxilie a construção do saber. Fundamentando-se em Arroyo (2005), Barcelos (2014), Bizzo (2009), Chizzotti (2006), Hoffmann (2001), Luckesi (2008), dentre outros, este estudo tem por objetivo analisar a prática avaliativa dos professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da EJA em escolas da rede municipal de João Pessoa-PB. Propõe-se assim, uma pesquisa qualitativa que tem por sujeitos sete professores de Ciências que atuam nos ciclos III e IV. Para a coleta de dados, utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e apreciação e análise desses dados será feita a partir da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Com a análise dos resultados, espera-se que seja confirmado a hipótese de que a avaliação da aprendizagem quando aplicada de forma adequada promove benefícios no processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO