PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARAIANE PINTO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARAIANE PINTO DE SOUSA
DATA: 15/07/2020
HORA: 00:00
LOCAL: PPGE/Por ferramentas de trabalho remoto
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO NEOLIBERAL: PROJETOS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores (as). BNCC. BNC-F. Neoliberalismo.
PÁGINAS: 78
RESUMO: O Ministério da Educação (MEC) lançou no ano de 2018 a proposta da Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-F), configurando-se como mais um documento de adequação às necessidades da BNCC, pautado em competências. A discussão que levantamos em torno da Base é a sua confluência com a formação de professores(as), dado ao aspecto prático desses profissionais e alguns questionamentos aparecem como imperativos quanto aos desafios que essa política tenciona, dado o processo de construção de um novo currículo e seus agentes envolvidos como o setor privado, organizações internacionais, instituições e organizações sociais e OCDE. O direcionamento deste trabalho pretende discutir como questão central: o processo de construção da concepção de formação de professores do atual governo está fundamentado na base ideológica dos fundos de investimento que estão disputando os recursos financeiros da educação? Para tanto, o objetivo geral dessa dissertação é analisar se a formação de professores e sua construção no governo atual está fundamentada a partir das práticas e experiências profissionais da educação básica ou está sendo influenciada pelos fundos de investimentos e recursos financeiros. E elegemos como objetivos específicos: a) identificar os fundos de investimento da educação; e como esses recursos esses recursos são expressos na Paraíba b) investigar a configuração de formação de professores e os agentes envolvidos e c) analisar o contexto de influência em torno da concepção de formação dos professores e seus desdobramentos. Analiticamente nos ancoramos nos estudos de Arroyo (2011); Ball (2014); Freitas (2018); Apple (2003,2011); Aguiar e Dourado (2019), assim como em outros autores cujo trabalho tangem o nosso tema de pesquisa. Em sentido metodológico, tomamos como base a contribuição de Gonsalves (2011), Richardson (2017), Santos (2010), Michel (2015) e Cellard (2008), que caracterizam a pesquisa como qualitativa e bibliográfica, somando também à análise documental. Para fornecer sustentação utilizamos o Ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992,1994). Destarte, analisamos a partir do contexto de influência e produção de texto as bases formativas, o pacote de reformas, agenda global, currículo nacional e contexto neoliberal na educação. Assim, o que pretendemos é analisar como a formação de professores (as) está sendo proposta e qual concepção de formação está sendo formulada. O contexto da prática nos possibilita analisar, a partir de observações e trabalhos que versam sobre o tema da pesquisa, como isso está acontecendo. Somando isso a todos os dispositivos no qual nos debruçamos, atentando para o contexto social global e político, os termos empregados, os agentes envolvidos no desenvolvimento da política e os efeitos dos textos políticos na prática, versando nas modificações acarretadas a partir delas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES