PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA BEZERRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA BEZERRA DE ARAUJO
DATA: 31/08/2020
LOCAL: PPGE/Trabalho remoto
TÍTULO: QUANDO ENFRENTAR É BAILAR: A DANÇA COMO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DA LIBERTAÇÃO DE CORPOS FEMININOS
PALAVRAS-CHAVES: Dança; Educação Popular; Libertação; Práticas sociais; Interculturalidade.
RESUMO: Pensar sobre o acontecimento da Educação Popular e da Dança significa manifestar a existência, a expressão e a construção humana por meio do corpo como lugar de partida para o seu acontecimento. Os sentidos e as intenções dessas práticas partem de um corpo imerso numa realidade histórica, palco para o desenvolvimento e transformação contínua destas esferas que envolvem a construção de simbologias, técnicas e significações culturais. O objetivo central deste trabalho é analisar a dança como expressão da Educação Popular na perspectiva da construção da libertação de corpos femininos. Os objetivos específicos são investigar do ponto de vista teórico e metodológico a dança como expressão da Educação Popular; compreender a trajetória criativa das mulheres para a construção de um dançar decolonial em uma experiência orientada pela Educação Popular; compreender como o universo de subjetividades femininas é afetado por uma experiência do dançar à luz da concepção pedagógica da Educação Popular; e apontar potencialidades, dificuldades e desafios no que tange a dança constituir uma expressão da Educação Popular no processo de libertação de corpos femininos. Para isso propomos a reflexão sobre a seguinte questão: Como a dança quando orientada pela concepção da Educação Popular pode desvelar processos sociais mobilizadores da libertação de corpos femininos? A pesquisa justifica-se pela relevância em destacar um grupo social formado por mulheres populares na luta pela emancipação, reconhecimento, justiça e produção de uma outra realidade a partir do diálogo entre a EP e a Dança. O caráter inovativo da pesquisa que pretende construir discussões, relações e saberes acerca da Educação Popular e da Dança a partir de corpos femininos apontando possíveis aspectos que possam interferir no processo de libertação de corpos femininos também constitui uma justificativa importante. Além da possibilidade de enriquecer a discussão sobre o gênero feminino a partir da perspectiva do corpo, da justiça social e da igualdade. E da contribuição prática que evoca a dança como um meio de pensar o corpo como lugar político e social para refletir a realidade e construir o bem viver produzindo mais saúde, dignidade e consciência, abrindo perspectivas para outras atuações em grupos diversificados e interessados. Neste sentido, a tese aqui proposta é a seguinte: A dança como uma das expressões da Educação Popular pode favorecer a construção da libertação de corpos femininos.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES