PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON LEANDRO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON LEANDRO DE ALMEIDA
DATA: 24/09/2020
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: PEDAGOGIAS DA MASCULINIDADE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES: UMA PERSPECTIVA RELACIONAL, CONJUNTURAL E DA COMPLEXIDADE
PALAVRAS-CHAVES: gênero, masculinidades, estudantes do ensino médio
RESUMO: O objeto de estudo desta tese se define como as masculinidades no interior das relações de gênero, ou seja, o modo como estas últimas incidem sobre as masculinidades. A questão de pesquisa é: quais as concepções de masculinidade das estudantes nordestinas do Ensino Médio no Estado de Pernambuco e como a escola, na relacionalidade que exerce com as demais instituições/dispositivos/espaços, influi na (re/des)construção das mesmas? Esta questão suscita outras mais específicas, tais como: de que modo as práticas educacionais influem nas percepções sobre as masculinidades e os gêneros? Como os marcadores da diferença interferem nas concepções e práticas masculinas? Quais os modelos de masculinidade mais presentes entre as estudantes? De que modo os contextos regional e local, na interação com o global, influem nas percepções das masculinidades? Assim, o objetivo da tese é compreender as concepções de masculinidade de estudantes do Ensino Médio do Estado de Pernambuco, numa perspectiva relacional, e o papel da escola na sua (re/des)construção. Os objetivos específicos compreendem: identificar as percepções de masculinidade em estudantes do Ensino Médio no estado de Pernambuco; problematizar, juntos às estudantes, as múltiplas possibilidades das masculinidades, numa perspectiva relacional e de gênero; e avaliar o papel da escola na (re/des)construção das masculinidades. Aportados nos Estudos Culturais, os pressupostos que demarcam as escolhas teórico-metodológico-analíticas que norteiam/sustentam a pesquisa incluem: situacionalidade e implicação; a complexidade; os diversos níveis de realidade; a contradição; o senso comum; o contextualismo radical. Para o exame de qualificação se apresentam, além da introdução: (1) um primeiro capítulo de revisão da literatura sobre os estudos de masculinidade no campo da educação ou que tomem como objeto a educação, com base em três levantamentos (consulta ao banco de teses e dissertações da CAPES; seleção dos textos sobre masculinidade e educação nos anais dos Colóquios Internacionais de Estudos sobre Homens e Masculinidades; e busca de artigos referentes à temática no sistema de busca do Google Acadêmico); (2) o segundo capítulo com as escolhas metodológicas e de instrumentos de produção de material empírico (entrevistas semi-estruturadas online e grupo focal online) junto a jovens dos diversos gêneros, estudantes do Ensino Médio no Estado de Pernambuco ou egressas recentes do mesmo. Os demais capítulos incluirão: (3) um relato autobiográfico de experiências com a construção das masculinidades, centrando nas experiências escolares; (4) uma aproximação do tema das masculinidades na escola a partir dos relatos das adolescentes participantes do grupo focal e do modo como percebem suas experiências escolares de forma a delinear a importância da escola na (re/des)construção das masculinidades.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA