PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO VIEIRA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO VIEIRA FARIAS
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/mxt-xaha-uik
TÍTULO: CURSOS SEMIPRESENCIAIS COMO OFERTA DE ESCOLARIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS
PALAVRAS-CHAVES: EJA semipresencial. Ensino Individualizado. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Supletivo.
RESUMO: Todo cidadão brasileiro tem o direito constitucional de acessar a educação, por isso, um contingente de jovens e adultos procura os sistemas públicos para garantir seu direito, com vistas a atender suas necessidades pessoais, mas principalmente, as demandas impostas pela sociedade atual. Muitas realidades sociais impossibilitam que muitos conquistem o outro direito que vem após o acesso, o direito a permanência, pelas dificuldades em adequar suas condições de vida a oferta de cursos com mediação didático-pedagógica presencial, de maneira que procuram outro caminho e acabam esbarrando na possibilidade de estudar por meio de cursos com mediação didático-pedagógica semipresencial, objeto desse trabalho de doutoramento. Procurando compreender como acontece essa oferta no Brasil, ficamos incomodados com a dificuldade para reconhecermos os cursos com mediação didático-pedagógica semipresencial para jovens e adultos e diante disso, partimos da seguinte questão: Os cursos semipresenciais ofertados para jovens e adultos nos sistemas públicos de educação possuem uma identidade em comum? Guiados pela hipótese de que os cursos semipresenciais da EJA possuem uma identidade própria dentro da diversidade característica da modalidade e que, a partir de determinadas marcas identitárias, presentes nas pesquisas acadêmicas que se debruçaram sobre os mesmos, é possível identificar se um curso pode ser assim classificado, independente da nomenclatura que o define. Com vistas a identificar as marcas identitárias dos cursos semipresenciais como oferta de escolarização de jovens e adultos no Brasil, estaremos apoiados em pesquisadores da modalidade e nas bases da pesquisa qualitativa, fazendo uso das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo. Para essa qualificação apresentamos, nossa introdução que traz o desenho metodológico da pesquisa e discutiremos na sequência sobre a origem dos cursos semipresenciais, as concepções históricas, teóricas e filosóficas que levaram a concepção da oferta, os desdobramentos pela LDB de 1996 e os primeiros achados da presente investigação.
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO