PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALINE FREIRE FALCÃO

DISCENTE: ALINE FREIRE FALCÃO
DATA: 10/11/2020
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: CLASSE HOSPITALAR NA PEDIATRIA: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Classe Hospitalar. Criança. Direito. Escolarização. Interdisciplinaridade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: RESUMO No período de hospitalização, a criança/adolescente se distancia de suas atividades diárias e passa a se inserir em um ambiente complexo com vários procedimentos dolorosos e com barulhos constantes, caracterizando um contexto diferente de sua rotina habitual e também de seu convívio familiar e social. É na Classe Hospitalar, que se garante a possibilidade de pacientes/alunos serem acolhidos na continuidade dos processos escolares. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de campo, com abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar a percepção dos integrantes do projeto de extensão “Atendimento a Criança e ao Adolescente Hospitalizado”, da equipe interdisciplinar da pediatria diante as abordagens realizadas pelo projeto no Hospital Universitário em João Pessoa- PB. Procuramos identificar métodos que integrem a equipe interdisciplinar, no qual o pedagogo e profissionais de saúde contribuem no processo de escolarização e aprendizagem das crianças/adolescentes, visando também, analisar a importância da classe hospitalar na melhoria do estado geral das crianças/adolescentes. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de Ética com CAEE de nº 30420220.0.0000.5183. Após a aprovação do comitê de ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley, foi iniciado o processo de coleta de dados realizado de forma individual, mediante um instrumento e apresentação do TCLE, onde foi usado pelo pesquisador o registro escrito, em local apropriado e livre de interrupções, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de João Pessoa/PB. Foi aplicado um questionário semiestruturado com 6 participantes, escolhidos por conveniência, distribuídos entre os integrantes do Projeto Atendimento a Criança e ao Adolescente Hospitalizado e os profissionais de saúde presentes no momento da coleta no ano de 2020. Em seguida, foi realizado a análise pelo conteúdo das falas dos participantes, através do método de Bardin. O trabalho obedeceu às normas e diretrizes regulamentadas pela resolução 466/12, que regem as pesquisas envolvendo seres humanos. Esperamos com este estudo colaborar para o aprendizado em ambientes fora do contexto escolar, promovendo um cuidado integral e humanizado dessas crianças/adolescentes em um ambiente hospitalar, no qual compreendemos que, todos os profissionais corroboram com aptidão e interesse na execução do atendimento, visto que é algo que proporciona atividades práticas pedagógicas lúdicas que rebuscam os momentos escolares com mais sutileza dentro do serviço de internação.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO