PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EMANOEL LOURENÇO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANOEL LOURENÇO DA SILVA
DATA: 27/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mhm-vqck-zxr
TÍTULO: POLÍTICA DE GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: uma análise do Índice de Eficiência Gerencial na educação pública estadual de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar, Responsabilização, Eficiência Gerencial
PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta investigação científica examinou o Índice de Eficiência Gerencial (IEG), um instrumento de responsabilização dos diretores escolares adotado como política de gestão da educação pública estadual de Pernambuco. A discussão se fundamenta na premissa de que a gestão para resultados, via “eficiência gerencial”, suplanta a gestão democrática tornando a escola cada vez mais empresarial (menos custos, mais eficiência) e menos democrática. Nesse sentido, o modelo de gestão baseado em formas de mercado fomenta o surgimento de um novo perfil de diretor escolar mais preocupado com os resultados econômicos do que com o processo democrático, dialógico. Essa gestão transforma o funcionário público a partir de dentro das escolas criando um novo éthos nos profissionais em educação e isso tem implicações na configuração de cidadão e de sociedade que se quer formar. O objetivo central da investigação foi analisar a “eficiência gerencial” como mecanismo de responsabilização verticalizada do diretor escolar e sua influência na promoção de um modelo de gestão da educação em Pernambuco. A metodologia da pesquisa teve como eixo o ciclo de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, na tentativa de analisar o campo das políticas educacionais e compreender como são formuladas e implementadas/atuadas em diferentes contextos. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com sujeitos implicados no desenvolvimento da política em análise.A temática investigada é de grande relevância para apontar o contexto da prática da ação gestora a partir da implantação/atuação de uma política gerencialista baseada na lógica de mercado e constatou que a “grande sacada” para realizar a reforma de gestão em Pernambuco foi colocar na mão do diretor escolar a responsabilidade pelo ajustamento fiscal. Como o pagamento do Adicional de Eficiência Gerencial (AEG), só ocorre se a equipe gestora estiver em dia com o ajustamento da carga horaria da escola, da prestação de contas e da inserção de informações gerenciais no site da Secretaria de Educação e Esportes, há uma constante sensação de vigilância e possibilidade de punição, por meio do não recebimento da gratificação. Tal conduta transforma a subjetividade dos diretores escolares regulando-as pelo modelo de mercado e os sobrecarregando com uma nova burocracia virtual em prol de uma escola voltada para a competição, comparação e performatividade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - ANA LÚCIA FÉLIX DOS SANTOS
Externo à Instituição - ODALEA FEITOSA VIDAL