PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNO PAULINO DE LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNO PAULINO DE LUNA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Plataforma digital Google Meet
TÍTULO: A CURVA DO PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2019 NO MUNICÍPIO DE SOBRADO/PB
PALAVRAS-CHAVES: Juvenilização. EJA. Educação Popular. Sobrado/PB.
RESUMO: O presente estudo está voltado para o diálogo sobre o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas décadas iniciais do milênio (2000 a 2019), tendo como panorama o sistema escolar público do município de Sobrado, na Zona da Mata paraibana e os respectivos alunos do Ensino Fundamental II da modalidade EJA como sujeitos da investigação. Para tal, traçamos como objetivos: delinear uma análise crítica da história da EJA no contexto brasileiro; elencar os dados colhidos nas atas da Escola Joaquim Braz Pereira (EJBP)(Ensino Fundamental II) nos últimos 20 anos (2000-2019) e, por fim, tecer considerações acerca das informações da gestão municipal da EJA tendo em vista o panorama da educação popular no Brasil. Para fundamentação teórica, lançamos a proposta do materialismo histórico e dialético que vai compreender a relação sujeito-objeto, ou seja, um eixo teórico capaz de enxergar as aproximações do relacionamento do ser humano com as coisas, com a natureza e com a vida. Nesse rumo, apresentamos uma pesquisa qualitativa inserida no marco referencial da dialética, com abordagem documental a partir da leitura das atas da escola referenciada como amostra essencial de um contexto, também direcionada pelos objetivos.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES