PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA
DATA: 04/12/2020
LOCAL: via internet
TÍTULO: "A escola entre-vista: relações de interdependência entre a EEEFM Professor João José da Costa e o Bairro da Torre (1984-2019)."
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Interdependência; Escola; Bairro; Memória; Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: RESUMO Na busca de se compreender o espaço urbano, o bairro surge como uma espécie de microespaço que se integra à cidade, sendo entendido como lugar em que a vida social acontece, esse lugar faz parte do traçado urbano de uma dada localidade onde, frequentemente, localiza-se uma escola, instituição que, por sua vez, apresenta um papel fundamental, no que diz respeito à educação formal. Além de ser percebida na condição de equipamento urbano inserido em uma determinada comunidade, a escola é capaz de produzir uma cultura que lhe é própria, conforme enfatiza Julia (2001), além de estabelecer, junto ao bairro, interdependências, na perspectiva de Elias (2008), caracterizando uma figuração formada entre bairro e escola, tal como ocorre entre a EEEFM Professor João José da Costa e o bairro da Torre. Nas relações entre bairro e escola e escola e bairro, expressam-se figurações em que os indivíduos ocupam funções que se alternam, em que escola e bairro se apresentam como lócus de aprendizagem e como lugares em que se ancoram a memória dos indivíduos que estabelecem relações em ambos os espaços. Desse modo, analisar as interdependências entre a EEEFM Professor João José da Costa e o bairro da Torre se constitui no objetivo geral desta tese. Para tanto, foram utilizadas, na condição de fontes para compor a análise, os relatos orais de memória de depoentes que vivenciaram experiências nos espaços da escola e do bairro, bem como excertos de jornais e fontes produzidas pela escola, sobre a escola e sobre o bairro. A análise de tais fontes, unindo-se ao arcabouço teórico-metodológico utilizado para compor a tese, desenvolveu-se perpassando categorias que emergiram das próprias fontes, a exemplo de lugar, tempo e arquitetura, abarcando-as, sucessivamente, no decorrer da constituição das seções que a compõem. Portanto, as relações de interdependência observadas entre escola e bairro e entre bairro e escola determinam as figurações existentes nesses lugares, observando-as à luz da teoria eliasiana, bem como alicerçando-as no entendimento de Portelli (1997) (2000), ao observar a entre-vista na condição de experimento entre entrevistador (a) e entrevistado (a) em que juntos, são capazes de constituir os relatos orais de memória. Diante das análises realizadas, encontra-se uma escola e um bairro estabelecidos para além dos limites de sua materialidade, reconstituídos através da memória dos (as) entrevistados (as), percebidos como lugares de aprendizagem em que essas memórias se ancoram.
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA