PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BARROS DE OLIVEIRA
DATA: 04/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: via internet
TÍTULO: "A escola entre-vista: relações de interdependência entre a EEEFM Professor João José da Costa e o Bairro da Torre (1984-2019)."
PALAVRAS-CHAVES: Relações de Interdependência; Escola; Bairro; Memória; Educação.
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: RESUMO Na busca de se compreender o espaço urbano, o bairro surge como uma espécie de microespaço que se integra à cidade, sendo entendido como lugar em que a vida social acontece, esse lugar faz parte do traçado urbano de uma dada localidade onde, frequentemente, localiza-se uma escola, instituição que, por sua vez, apresenta um papel fundamental, no que diz respeito à educação formal. Além de ser percebida na condição de equipamento urbano inserido em uma determinada comunidade, a escola é capaz de produzir uma cultura que lhe é própria, conforme enfatiza Julia (2001), além de estabelecer, junto ao bairro, interdependências, na perspectiva de Elias (2008), caracterizando uma figuração formada entre bairro e escola, tal como ocorre entre a EEEFM Professor João José da Costa e o bairro da Torre. Nas relações entre bairro e escola e escola e bairro, expressam-se figurações em que os indivíduos ocupam funções que se alternam, em que escola e bairro se apresentam como lócus de aprendizagem e como lugares em que se ancoram a memória dos indivíduos que estabelecem relações em ambos os espaços. Desse modo, analisar as interdependências entre a EEEFM Professor João José da Costa e o bairro da Torre se constitui no objetivo geral desta tese. Para tanto, foram utilizadas, na condição de fontes para compor a análise, os relatos orais de memória de depoentes que vivenciaram experiências nos espaços da escola e do bairro, bem como excertos de jornais e fontes produzidas pela escola, sobre a escola e sobre o bairro. A análise de tais fontes, unindo-se ao arcabouço teórico-metodológico utilizado para compor a tese, desenvolveu-se perpassando categorias que emergiram das próprias fontes, a exemplo de lugar, tempo e arquitetura, abarcando-as, sucessivamente, no decorrer da constituição das seções que a compõem. Portanto, as relações de interdependência observadas entre escola e bairro e entre bairro e escola determinam as figurações existentes nesses lugares, observando-as à luz da teoria eliasiana, bem como alicerçando-as no entendimento de Portelli (1997) (2000), ao observar a entre-vista na condição de experimento entre entrevistador (a) e entrevistado (a) em que juntos, são capazes de constituir os relatos orais de memória. Diante das análises realizadas, encontra-se uma escola e um bairro estabelecidos para além dos limites de sua materialidade, reconstituídos através da memória dos (as) entrevistados (as), percebidos como lugares de aprendizagem em que essas memórias se ancoram.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1545438 - ANGELO EMILIO DA SILVA PESSOA
Externo à Instituição - REGINA COELLI GOMES NASCIMENTO
Externo à Instituição - EDILSON FERNADES DE SOUZA
Externo à Instituição - WALDECI FERREIRA CHAGAS