PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISABEL MARINHO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL MARINHO DA COSTA
DATA: 02/07/2013
HORA: 17:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Concepções de Mediação Pedagógica: uma análise a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD (2000-2010)
PALAVRAS-CHAVES: Mediação. Mediação Pedagógica. Análise de conteúdo. Ensino. Aprendizagem.
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os estudos e as pesquisas acadêmico-científicas sobre mediação pedagógica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo, nos últimos vinte anos com a introdução de recursos tecnológicos nas diversas esferas sociais e, em especial no campo educacional. A intensa proliferação de informações, as mudanças nas relações de comunicação e ações das pessoas, as novas configurações e modalidades de ensino, de alguma forma indicam a necessidade de mudança na educação escolar, no perfil e na atuação docente e discente, constituindo-se por meio de uma orientação pedagógica de interação mediatizada um dos marcos referenciais do aumento de utilização do termo “Mediação Pedagógica” nas produções acadêmicas das áreas de humanas e sociais e, em especial, de educação. Esta pesquisa pretende analisar as concepções de mediação pedagógica enunciadas nas Teses e Dissertações produzidas nos anos 2000 a 2010, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. O corpus é composto de documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD e a análise tem como base a orientação de Bardin (2010) sobre a análise de conteúdo. A escolha deste corpus deu-se, sobretudo, a partir da verificação de que nesse período de tempo houve um aumento significativo do uso desse termo nas publicações acadêmicas brasileiras sobre o uso das TDICs na educação e que o uso do termo estava fundamentado na base teórica referente às TDICs e não ao próprio termo, o que provocou a curiosidade e a intenção de torná-lo um objeto de estudo de tese. A perspectiva teórica adotada se pauta nas Teorias de Vygotsky (2007), especificamente, a Teoria do Desenvolvimento e da Aprendizagem que se constitui de forma essencialmente social e dialética. As análises têm evidenciado que o termo e as concepções de “mediação pedagógica” ainda estão sendo progressivamente e conceitualmente constituídas em suas bases teórico-metodológicas e que são as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas nas ações docentes e discentes da prática pedagógica que efetivam a constituição de mediação pedagógica e não o uso das TDCIs na educação, tais como identificadas nas publicações. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 337166 - JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA
Externo ao Programa - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Presidente - 1439712 - SONIA DE ALMEIDA PIMENTA