PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA NATHÁLIA NUNES TRISTÃO
DATA: 24/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/rzj-wnwk-hxa
TÍTULO: “OS CABOUQUEIROS DO EDIFÍCIO NACIONAL”: MODELOS DOCENTES EM DISPUTA EM PERNAMBUCO (1889 – 1911)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Modelo de Professor. Pernambuco. Século XIX. Século XX.
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta investigação está inserida no campo de estudo da História da Educação e tem como objetivo geral analisar os modelos docentes em Pernambuco, no final da segunda metade do século XIX e início do Século XX (1889 – 1911). Com os nossos objetivos específicos, examinamos as queixas envolvendo docentes, os quais se tornavam motivos de reclamações e processos disciplinares gerados nas instâncias dos poderes públicos; investigamos o desenvolvimento dos processos disciplinares por meio de situações específicas vivenciadas por professores (as); e articulamos com os discursos e ações governamentais relativos aos comportamentos, valores e práticas dos professores, considerados desejáveis e adequados. Buscando contemplar as análises das possíveis transformações na transição entre o Império e a República brasileira, utilizamos como fontes os códices da Instrução Pública (IP), a série Câmaras Municipais (CM), os relatórios dos Inspetores da Instrução Pública, os regulamentos e os jornais digitalizados na Hemeroteca Digital do Site da Biblioteca Nacional. Ao utilizar o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989) como postura investigativa, identificamos e investigamos, com base na Análise de Discurso (FOUCAULT, 1971; 1986; 2019), as falas veiculadas pelos agentes governamentais a respeito dos critérios estabelecidos para o ingresso no magistério e o exercício da “boa docência”, correlacionando tais critérios com os casos de denúncias e processos disciplinares contra os docentes públicos de Pernambuco. Tomamos como referência e analisamos um caso específico – o do Professor Francisco Marques da Trindade. A partir deste caso e de outras situações estudadas, esta pesquisa apresenta como resultado a constatação de que, apesar da existência de um conjunto de regramentos e dispositivos estatais centrados na fiscalização e no controle das práticas docentes, havia condutas docentes que configuravam-se como “desviantes”, as quais geravam, consequentemente, remoções de professores(as), facilitadas pelas redes de sociabilidades e ou aliados, estes últimos com vínculos formais ou mesmo informais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo à Instituição - Adriana Maria Paulo da Silva
Externo à Instituição - MARIZA SILVA DE ARAUJO
Externo à Instituição - OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA