PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARCOS OLIVEIRA DIAS VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS OLIVEIRA DIAS VASCONCELOS
DATA: 23/02/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A EDUCAÇÃO POPULAR PARA O CUIDADO EM SAÚDE ANTE A MORTE E O MORRER NAS EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Atitude(s) ante a morte. Cuidado. Educação popular. Educação em saúde. Cuidados paliativos.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: Nas últimas décadas a temática do cuidado ante a morte e o morrer vem merecendo muitos estudos científicos e publicações. Mas as práticas e serviços de saúde ainda estão distantes da construção compartilhada de um cuidado integral às pessoas com doenças ameaçadoras da vida e a seus familiares. Essa pesquisa de abordagem qualitativa tem o objetivo de investigar contribuições da Educação Popular para o cuidado em saúde ante a morte e o morrer a partir de experiências, aprendizados e reflexões de profissionais de saúde, do município de João Pessoa – PB, que tiveram uma formação marcada de forma significativa pela Educação Popular. A Educação Popular foi o referencial teórico-metodológico empregado nessa pesquisa. A Hermenêutica foi base para a análise e interpretação das narrativas. A entrevista em profundidade com roteiro foi utilizada como estratégia metodológica. Verificou-se que a participação em experiências orientadas pela Educação Popular repercutiu na formação dos profissionais de saúde através da criação de forte vínculo afetivo e político com pessoas, grupos e comunidades populares, que se desdobraram na busca e na criação de práticas de saúde mais integradas aos seus interesses, visões de mundo e condições de vida. Várias contribuições da Educação Popular para o aprimoramento do cuidado ante a morte e o morrer foram sistematizadas a partir das experiências práticas, reflexões e aprendizados dos profissionais de saúde, trazendo inovações em relação às reflexões e aos avanços recentes da tanatologia e a medicina paliativa. A Educação Popular amplia o olhar e a compreensão do lidar com a morte e o morrer, não apenas por buscar a integração de conhecimentos das ciências humanas e sociais com os acumulados pelas diferentes profissões da saúde, mas principalmente por seu investimento na escuta e no diálogo com as pessoas acompanhadas. Isso enriquece as práticas de saúde com valores, saberes, interesses e iniciativas, muito peculiares, das diferentes pessoas e grupos sociais envolvidos em cada situação concreta. Há, assim, uma leitura da realidade e construção de práticas de cuidado que vão muito além da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade. A Educação Popular integra conhecimentos conscientes e logicamente estruturados com saberes provenientes da emoção, intuição, espiritualidade e amor. Integra os saberes sistematizados academicamente com os provenientes da experiência vivida e refletida localmente. Configura, assim, uma verdadeira conversão epistemológica na produção do conhecimento em saúde. Ao investir na escuta sensível e comprometida da história de vida e do contexto das pessoas, a Educação Popular se torna também um jeito diferenciado de pensar e ser na vida dos diversos profissionais de saúde. A potência do que é aprendido e do que é construído, de forma compartilhada com as pessoas e a famílias que se cuida, propicia uma radical mudança do modelo de cuidado. Ao ressaltar a legitimidade e investir no protagonismo das pessoas e grupos assistidos, em especial os silenciados e marginalizados, contribui com uma sociedade mais justa, solidária e democrática. O cuidado em saúde ante a morte e o morrer, por se tratar de momento de intensa mobilização, tem um grande potencial educativo e de transformação dos caminhos anteriores do viver e das tradições de cuidado. 5. PALAVRAS-CHAVE: Atitude(s) ante a morte. Cuidado. Educação popular. Educação em saúde. Cuidados paliativos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Externo ao Programa - 1177988 - EDNALVA MACIEL NEVES
Externo à Instituição - JULIO ALBERTO WONG UN
Externo à Instituição - PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - GEÓRGIA SIBELE NOGUEIRA DA SILVA