PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: Raísa Albuquerque Andrade

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Raísa Albuquerque Andrade
DATA: 25/02/2021
LOCAL: meet.google.com/kgk-zhbc-drx
TÍTULO: PRÁXIS E RESISTÊNCIA MULTICULTURAL NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES/AS: um anúncio das intervenções de Grupos e Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão
PALAVRAS-CHAVES: Práxis; Resistência Multicultural; Multiculturalismo Crítico; Formação de Professores/as; Grupos e Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão.
ÁREA: Educação
RESUMO: Para além das denúncias, os anúncios de superação – anúncios de Práxis e Resistência Multicultural. Práxis, consonante o pensamento freireano, tem a ver com a indissociabilidade entre reflexões teóricas e ações transformadoras. Resistência Multicultural trata-se de um conceito aprofundado por McLaren (1997), fundamentado em abordagens mais críticas do Multiculturalismo, consistindo em intervenções comprometidas com problematizações referentes aos lugares e sentidos atribuídos à raça, classe, gênero e orientação sexual. Almeja-se o desenvolvimento de práticas que ressaltem políticas para as diferenças, questionando e desestruturando os padrões normativos estabelecidos pelo Capitalismo, Colonialismo e Patriarcado - estruturas de dominações responsáveis pela produção de muitas das situações de opressões. Neste estudo, parte-se do pressuposto de tese que, os Grupos e Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão vinculados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que visibilizam temáticas relacionadas às políticas para as diferenças com abrangência ao campo da Educação, realizam intervenções que configuram-se como ações de Resistência Multicultural no processo formativo de professores/as na instituição. Assim, o objetivo geral foi investigar e anunciar as atuações destes Grupos e Núcleos. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: apontar os percursos de criação e recriação dos Grupos e Núcleos; pesquisar quais ações vêm sendo desenvolvidas através da atuação destes espaços, ao longo dos anos, e apontar quais as contribuições das ações desenvolvidas por estes coletivos para o processo formativo dos/as professores/as da instituição, caracterizando as intencionalidades destas ações. As escolhas teóricas e metodológicas foram fundamentadas nos pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos freireanos em diálogo com demais teóricos do campo da Pedagogia Crítica, que compartilham de pensamentos semelhantes no que se refere aos conceitos de Práxis, Resistência e Multiculturalidades, dentre eles, Giroux (1986) e McLaren (1997). Os anúncios das ações de Práxis e Resistência Multicultural foram analisados à luz de uma trama conceitual freireana, sendo possível identificar, nas atuações dos Grupos e Núcleos, proximidades com o pensamento freireano desenhado na trama, posto que as intervenções superam situações limite; encontram e concretizam inéditos viáveis; possibilitam conscientização; promovem Educação à Libertação e; portanto, se configuram como Práxis Política. Confirma-se, nesse sentido, o pressuposto de tese: há Práxis e Resistência Multicultural no processo formativo de professores/as, a partir das intervenções destes Grupos e Núcleos anunciados. Referidas intervenções contemplam não tão somente a formação inicial de professores/as na UFPB, bem como ultrapassam os muros institucionais, contribuindo também em formações continuadas e atendendo ainda determinados anseios sociais.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO