PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANA MARIA SILVA SOBREIRA

DISCENTE: ANA MARIA SILVA SOBREIRA
DATA: 27/05/2021
LOCAL: Sala on line (Google Meet) - meet.google.com/kks-xpcw-twn
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Metodologias e estratégias de ensino.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve por finalidade investigar as estratégias de ensino utilizadas pelas educadoras e suas implicações na Educação de Jovens e Adultos, em duas salas de aula, funcionando em turnos distintos, com educadoras e educandos que os diferem nas respectivas matriculas em um Centro de Atenção Psicossocial, entre os anos de 2018 e 2019. Pensar a educação no campo da saúde mental é uma possibilidade na medida em que se podem contextualizar as experiências intrínsecas e extrínsecas das pessoas com transtornos mentais, a partir das dimensões do processamento e funcionamento conectivos das áreas cerebrais. Este estado mental em termos de criação de uma identidade social acaba por se conectar com fragilidades no decorrer de sua construção histórica, social, cultural e política, demarcadas por um modus operandi biopsicossociais distintos, perseverando no protagonismo destes estudantes, vistos talvez, pela política Escolar no tocante a uma perspectiva de inclusão social, acompanhada de recomendações acerca das propostas pedagógicas a serem realizadas. Com relação às especificações teóricas, estar coadunada em eixos problematizadores, Fundamentado numa discussão interlocutória com autores a exemplo de Pimenta (2018), Arroyo (2011), Mizukami (1983), Libâneo (2013), Mantoan (2000), Vygotsky (1980), Bordenave (2015) e Freire (2010) que constituíram experiências sobre o processo de ensino para pessoas com condições singulares em aprender, e neste cenário de buscas da própria ciência em aproximar-se das necessidades de cada estudante, surgiu novas reflexões em evidências científicas com estruturas didáticas em romper paradigmas que frustram com as competências e habilidades de cada estudante em EJA. Seu lócus empírico situa-se no estado da Paraíba, especificamente numa cidade interior do nordeste, estruturado num processo metodológico baseado em pesquisa qualitativa, alicerçada num estudo de caso, Robert Yin (2016) o qual emprega um processo de investigação com profundidade sobre o objeto no contexto de mundo real, e sua relação entre os fenômenos históricos ao contemporâneo. Utilizou de entrevistas semiestruturadas com 02 educadoras e análise documental para obtenção das informações em alcançar possíveis respostas a partir dos objetivos delimitados. Nesta prescrição, ressalta-se o caráter obscurecido de estratégias de ensino necessárias ao processo de EJA, porém, encontra-se favorável ao ponto de provocar uma discussão teórica e prática significativa em inserir a construção de uma nova política que atenda as responsabilidades de cidadania diante da sociedade, como recomendado pelas Diretrizes de Saúde Mental e Educação de Jovens e Adultos.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA