PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMYRES RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMYRES RIBEIRO DA SILVA
DATA: 22/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tgb-ocxz-skd
TÍTULO: Escolas Cidadãs na Paraíba: atores, sujeitos, influências e realidades de uma Escola Cidadã Técnica no Brejo Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; Escolas Cidadãs Integrais Técnicas; Paraíba; Neoliberalismo.
RESUMO: O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender a atuação da política de educação integral e de tempo integral nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) Paraibanas. Tal pesquisa encontra justificativa por dedicar-se a estudar um programa que atua em mais de 100 escolas no estado, alterando significativamente aspectos como gestão, currículo e a cultura organizacional das instituições educativas, com participação direta e indireta do setor privado. A partir de uma retrospectiva das políticas que tratam sobre o tema Educação Integral, ressaltamos os aspectos históricos, políticos e sociais de cada período, discutindo a reforma do Ensino Médio e como esta mudança embasou o modelo de Educação Integral Paraibana, apontando também as modificações específicas realizadas dentro das ECITs, já que estas se direcionam, além da Educação Integral, ao Ensino Técnico. É importante destacar que a abordagem utilizada é a qualitativa, de natureza descritiva e o método de análise o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA