PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE CAVALCANTI IVO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE CAVALCANTI IVO
DATA: 30/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/opj-hjiu-xak
TÍTULO: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: ENTRE MEMORIAIS ACADÊMICOS E MEMORIAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFPB (2006-2016)
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Curso de Pedagogia. História do Tempo Presente. Representações. Memórias.
PÁGINAS: 74
RESUMO: Cabe a este trabalho de dissertação intitulado Histórias de formação: entre memoriais acadêmicos e memórias de graduandos do curso de Pedagogia/CE/UFPB (2006-2016) desenvolver um estudo de caráter qualitativo que visa contar e analisar as histórias de formação docente do curso de Pedagogia/CE/UFPB no período de 2006 a 2016, que corresponde a regulamentação da Resolução 64º/2006 até a formação do autor, ou seja, a primeira década desta grade curricular de formação de professores. Na prática para a realização desta pesquisa historiográfica utilizaremos como fontes históricas: os memoriais acadêmicos e as memórias dos professores em formação, incluindo as do próprio autor, interpretadas a partir de quatro categorias conceituais, que são elas: a concepção da História do Tempo Presente; a Teoria das Representações; a Teoria da Memória e a Formação docente. Considera-se que os homens desde a sua existência sempre tiveram a necessidade de contar o seu presente, isso em diferentes tempos e espaços, não distante dos educadores, em especiais aos situados no início do terceiro milênio, momento este vigente, na qual Ferreira (2018) indica como o ápice e a consolidação da escrita da historiografia contemporânea. Desta forma, para a elaboração desta pesquisa, dialogaremos, dentre alguns autores, com: Burke (1992), Ferreira (2018), Le Goff (1994), Chartier (1990, 1991, 1998, 2016) Demo (2002, 2011), Nóvoa (2013, 2014) e Bom Meihy (1996). Adentrando nos itinerários metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, selecionaremos para a essa investigação alguns memoriais acadêmicos e entrevistas, essa última utilizando os procedimentos da História Oral Temática direcionada à formação docente. Assim, na investigação em andamento, através da análise e cruzamento destas fontes escritas e orais, espera-se narrações de acontecimentos e experiências dos graduandos, e como consequência nos ofereçam fragmentos e vestígios das tramas da educação brasileira na natureza histórica do tempo imediato.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1791190 - ROSEANE MARIA DE AMORIM
Externo à Instituição - GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO