PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORRANA OLIVEIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORRANA OLIVEIRA NUNES
DATA: 21/06/2021
LOCAL: Remoto
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RUPTURAS E CONTINUIDADES NA BUSCA PELA INCLUSÃO ESCOLAR.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas educacionais. Financiamento. Inclusão escolar. Educação Especial.
RESUMO: Este estudo norteará a pesquisa cujo tema será o Financiamento da Educação Especial, que tem como objetivo analisar as ações da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, na destinação de recursos financeiros à Educação Especial da rede pública de ensino de Imperatriz, estado do Maranhão, no período de 2017-2019. O interesse em estudar essa temática – financiamento da Educação Especial – parte da premissa de que o Estado é responsável pela oferta e financiamento das políticas educacionais que visam assegurar o atendimento das especificidades dos alunos da Educação Especial, que estão matriculados nas redes públicas de ensino. Com o propósito de responder à questão que norteará este estudo – Como as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz no âmbito do financiamento da educação básica, corroboram para a oferta da Educação Especial com orientação inclusiva? – propusemos a pesquisa documental, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, base epistemológica do materialismo histórico-dialético, entrevista semiestruturada com 5 gestores da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, que participam da organização e dispensação dos recursos financeiros para a Educação Especial da rede municipal de ensino, e técnica de tratamento e análise dos dados coletados segundo a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir de resultados de trabalhos anteriores, no município de Imperatriz, estado do Maranhão, evidenciou-se que grande parte das ações desenvolvidas na Educação Especial da rede municipal de ensino carecem de recursos públicos para garantir o acesso e permanência do alunado desta modalidade da educação básica de forma inclusiva e, alicerçados pelos achados desta pesquisa, compreendemos que o estudo contribuirá para as discussões sobre o financiamento da Educação Especial pelo Poder Público.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO