PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS DAYANE GUEDES LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIS DAYANE GUEDES LIRA
DATA: 29/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FEMINISMOS EM 280 CARACTERES: O TWITTER COMO PEDAGOGIA CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Feminismos; cibercultura; ciberfeminismos; Twitter; pedagogias culturais
PÁGINAS: 71
RESUMO: As diferentes formas de interação social mediadas pelas tecnologias, bem como o surgimento e o crescimento das redes sociais digitais, têm sido utilizadas por mulheres e coletivos feministas para ampliar suas lutas, mobilizando a sociedade, com intuito de dar visibilidade às suas pautas e contribuir para a redução das desigualdades de gênero. Um dos espaços virtuais bastante utilizados por mulheres e coletivos feministas é a rede social Twitter, que será campo desta pesquisa. A rede social Twitter é compreendida como uma pedagogia cultural na medida em que representa um espaço de construção de conhecimentos mediando modos de ser, viver e compreender temáticas/pautas dos feminismos e de gênero. Nesse sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, objetiva compreender como mulheres e coletivos feministas utilizam a rede social Twitter para disseminar estratégias educativas voltadas a problematizar e denunciar desigualdades entre homens e mulheres e, desse modo, educar sobre gênero. Busca-se, portanto, identificar de que modo as temáticas/pautas vinculadas aos feminismos emergem no Twitter e refletir sobre como essa rede social se torna lócus de ação e reflexão feministas. A pesquisa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação, sustenta-se nos conceitos de culturas em rede, cibercultura e feminismos, compreendendo-os em suas dimensões educativas. O material empírico foi produzido a partir da observação e de capturas de tela dos trending topics do Twitter e será analisado na perspectiva da análise cultural. Acredita-se que este trabalho poderá contribuir com reflexões acerca das estratégias educativas acionados por feministas no Twitter e suas possíveis contribuições na luta contra as desigualdades de gênero, que tem sido cada vez mais necessárias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO
Externo à Instituição - SHIRLEI REZENDE SALES