PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACSON DE JESUS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACSON DE JESUS DA SILVA
DATA: 25/06/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENTRE OS BECOS DAS MEMÓRIAS E AS VIELAS DO SILÊNCIO:TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES NEGROS GAYS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Trajetória educacional; Ensino superior; Raça; Sexualidades dissidentes
RESUMO: Ser homem “e” negro “e” gay “e” acadêmico apresenta marcas sociais distintas daquelas existentes em outros corpos negros, contudo, elas não são capazes de suprimir o racismo, pelo contrário, abrem brechas para articulações com outras formas de violência, dentre elas a homofobia. Nesse sentido, não seria possível pensar corpos negros, identidades negras uno, fixas, estáveis e que partilhem sempre dos mesmos atravessamentos e das mesmas experiências. Com base nisso, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: como o corpo negro e gay disputa simbolicamente o espaço da/na universidade? e tem como objetivo geral: compreender as trajetórias de estudantes negros e gays da/na Universidade Federal da Paraíba articuladas aos atravessamentos de raça e sexualidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação, cujos sujeitos serão estudantes com matrículas ativas em cursos de graduação da UFPB, autodeclarados negros, que se identifiquem como corpos masculinos que vivenciam sexualidades dissidentes. O material empírico será produzido por meio de entrevistas narrativas com os sujeitos destacados, a partir de uma escrita situada na perspectiva da escrevivência, e analisado na perspectiva da análise cultural. Espera-se que este estudo auxilie na compreensão das trajetórias de estudantes negros gays contadas de dentro, de autoria negra, com escritas/narrativas constituídas pelas marcas do corpo, contribuindo para a construção de um quadro de significações/reflexões entre Educação, raça e sexualidades na UFPB.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA