PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA CORREIA VIDAL ATAIDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA CORREIA VIDAL ATAIDE
DATA: 28/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/gic-kxhn-koz
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PARA A ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Formação dos Profissionais da Educação. Formação continuada. Currículo.
RESUMO: A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva atravessa um caminho desafiador, sobretudo no Brasil, especificamente, na Paraíba. A dissertação que segue, partiu das inquietações acerca dos desafios encontrados pelo professor do Atendimento Educacional Especializado em sua atuação no cotidiano escolar, problematizando a respeito da sua formação profissional. Tem como objetivo geral analisar a formação de professores em pós-graduação de nível lato sensu para atuação no atendimento educacional especializado e como objetivos específicos: analisar a estrutura curricular do curso de pós-graduação de nível lato sensu em Atendimento Educacional Especializado; identificar e analisar as percepções dos professores formadores e dos professores formados sobre os processos de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial; identificar as percepções dos professores formadores em relação à formação dos professores em um curso de pós-graduação de nível lato sensu para a atuação no atendimento educacional especializado. Para tratar da pesquisa, a base metodológica foi o estudo de caso. Inicialmente, foi feita a análise de documento do projeto pedagógico do curso, tendo em vista atender ao objetivo da dissertação. Posteriormente, foi realizada a entrevista semiestruturada com professores formados e professores formadores, por meio de um roteiro previamente apresentado aos juízes com conhecimentos na área da Educação Especial, os quais puderam contribuir com a construção do mesmo. Para a fundamentação teórica, buscou-se autores que dissertam acerca do atendimento educacional especializado, da formação continuada e do currículo, além do amparo da legislação vigente para todo o processo educacional do país e do estado onde se situa a pesquisa, e especificamente, da legislação em torno da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 3016389 - ADENIZE QUEIROZ DE FARIAS